Simone Santana pede urgência na instalação da Delegacia da Mulher de Ipojuca

Saiba mais informações clicando no link

Por meio da Indicação de número 3747/2020, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24), a deputada estadual Simone Santana (PSB) pediu celeridade na implantação da Delegacia da Mulher de Ipojuca, sobretudo neste contexto de confinamento. Além do pedido formalizado à Assembleia Legislativa e ao Governador do Estado e seus secretários, a parlamentar também reforçou a demanda no seu discurso da sessão plenária dessa quinta-feira (23).

A instalação da unidade no município está incluída nas medidas previstas pelo Decreto Nº 32.366/2008, que prevê a criação de Delegacias da Mulher no interior. Ipojuca é um dos maiores municípios do estado, que é referência para toda a região do Litoral Sul. Casos de abuso e exploração sexual ainda são predominantes na região, sobretudo por seu caráter turístico.

Simone Santana reitera a importância da criação da delegacia especializada no município. “Sei que muitos dos serviços e obras previstos pelo Governo do Estado foram adiados e colocados em segundo plano diante da gravidade desta crise. Mas destaco que o combate à violência doméstica precisa permanecer como prioridade neste momento em que as vítimas estão confinadas em casa com seus agressores. É preciso redobrar os esforços”, afirmou.

Para ela, as medidas de proteção contra a violência doméstica precisam ser ampliadas e interiorizadas, pois muitos casos de violência no interior do estado não são notificados devido as vítimas não encontrarem um atendimento adequado. “Quando a mulher vai denunciar seu agressor, ela espera um atendimento humanizado, acolhedor e seguro. O ideal é que essa recepção seja feito por uma mulher, o que não é realidade de muitas delegacias no país, já que são compostas majoritariamente por homens. Então, as ipojucanas e mulheres do entorno necessitam ter esse direito garantido”, finalizou a deputada.

COMENTÁRIOS