Solicitada há anos, recuperação da PE-170 é comemorada por Álvaro Porto

Saiba mais informações clicando no link

O anúncio da contratação da empresa que realizará a supervisão e fiscalização das obras da restauração da PE-170, no trecho entre Lajedo e Canhotinho, tem sido comemorado, com razão, pelo deputado estadual Álvaro Porto (PTB).
Afinal, a recuperação dos 33 quilômetros que liga os dois municípios
vem sendo motivo de reivindicação do deputado desde o início do seu primeiro mandato, em 2015.
Agora, após o indicativo de que as obras serão realizadas, cresce a expectativa sobre o anúncio da contratação da empresa que responderá pela execução dos serviços.
Nestes quase sete anos de atuação na Assembleia Legislativa, Porto apresentou pelo menos seis indicações com pedidos de restauro da rodovia que há cerca de uma década sofre com a degradação. Chegou, inclusive, a registrar, em discursos e nas redes sociais, protestos que moradores fizeram em 2017 contra as péssimas condições da estrada.
Em todas solicitações, o deputado destacou o quanto a presença de buracos no asfalto e a falta de acostamento e sinalização comprometiam o tráfego, acarretando riscos para motoristas e passageiros e prejuízos de toda ordem para quem precisa transitar pela PE-170.
O mais recente apelo de Álvaro Porto foi apresentado em maio deste ano. Mais uma vez o deputado solicitou “recapeamento, sinalização e plena reestruturação da PE-170, no trecho de 33 quilômetros entre o entroncamento com a BR-243, em Lajedo, até o município de Canhotinho”.
Na época, o parlamentar lembrou que, ainda em agosto de 2012, portanto, há nove anos, a então Secretaria de Transportes tinha realizado licitação de R$ 18 milhões para realização da obra que, como se sabe, não saiu do papel. “Chegamos em 2021 sem uma solução para esse problema e sem conseguir vislumbrar a execução dessa obra”, ressaltou, em maio.
O deputado revelou, naquela ocasião, que a preocupação com a péssimas condições da rodovia crescia em toda região, principalmente por causa da aproximação da inauguração do frigorífico da Masterboi em Canhotinho.
Anunciado em 2019, o empreendimento tem grande importância para o Agreste Meridional e áreas vizinhas, uma vez vai gerar aproximadamente mil empregos. “Portanto, é fundamental para a instalação e desenvolvimento das atividades da empresa a conservação da malha viária por onde a empresa irá escoar sua produção”, disse.
Agora, Porto volta a enfatizar que a chegada do frigorífico é apontado como o renascimento econômico de todo o Agreste Meridional e parte da vizinha Mata Sul, com previsão para entrar em funcionamento ainda este ano. Assim sendo, diz, o anúncio do DER merece ser festejado.
Segundo o edital do DER-PE, publicado na última quarta-feira (08.09), no Diário Oficial do Estado, o trabalho de supervisão e fiscalização ficará a cargo da Maia Melo Engenharia. O contrato entre o DER e a empresa foi assinado no dia 31 de agosto passado e tem valor de R$ 1.514.172,05.

COMENTÁRIOS