“Sou totalmente favorável à inclusão dos professores na fase 1 do Plano de Vacinação”, diz vereador Alcides Cardoso

Saiba mais informações clicando no link


Parlamentar está sendo criticado em aplicativos de mensagens e perfis de redes sociais, após pedir vistas a um requerimento da vereadora Liana Cirne (PT)

O vereador Alcides Cardoso (DEM) informou, nesta quinta-feira (11/02), que, ao contrário do que está sendo divulgado em alguns grupos de WhatsApp e perfis nas redes sociais, é totalmente favorável à inclusão dos profissionais da educação das redes pública e privada na fase 1 do Plano Municipal de Vacinação, da Prefeitura do Recife. A categoria, por enquanto, está incluída na fase 4 do programa de imunização.

“Está havendo um engano quanto à análise de parte da categoria dos professores, uma vez que pedi vistas ao requerimento da vereadora Liana Cirne para analisar com mais segurança a sua sugestão da vacinação dos profissionais de ensino ser pré-requisito para o retorno às aulas presenciais”, explicou Cardoso. “Sou totalmente favorável à inclusão dos professores das redes pública e privada na fase 1 do Plano de Vacinação”, declarou.

Segundo o democrata, a volta às aulas presenciais na rede municipal pública no Recife, ainda no enfrentamento da Covid-19, merece toda a atenção da Câmara Municipal. Ele lembrou que a vereadora Liana Cirne (PT) aprovou, por unanimidade, a realização de uma audiência pública, no próximo dia 25, cujo objetivo será avaliar justamente a situação da infraestrutura física das escolas da rede municipal, o que é perfeitamente pertinente diante do atual quadro epidemiológico causado pelo novo coronavírus.

Além disso, Alcides Cardoso destacou que nas escolas públicas, assim como nas privadas, não atuam apenas professores, e sim outros profissionais, como porteiros e zeladores, merendeiras e cozinheiros, vigilantes, entre outros. Na avaliação do parlamentar, todos têm sua importância e contribuição na saúde dos alunos e, se o objetivo é garantir um retorno seguro às aulas presenciais, é justo e aceitável que todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar também sejam imunizados.

“Em nenhum momento fui ou sou contra a inclusão dos profissionais da educação das redes públicas e privadas no plano de imunização municipal da prefeitura. O ano letivo de 2020 já foi muito prejudicado e eles são extremamente importantes não apenas para a educação e formação pessoal e profissional de milhares de estudantes do Recife, mas também nessa recuperação do tempo prejudicado pelo isolamento social. Portanto devem ser incluídos nas fases iniciais e vacinados o quanto antes”, afirmou.

De acordo com Alcides Cardoso, não houve nenhum tipo de votação contrária ao que foi proposto por Liana Cirne, tendo em vista a questão que não se tratou de Projeto de Lei sendo discutido e votado em plenário. “Tampouco fui contrário à sugestão da ilustre colega. O que solicitei, como prerrogativa do cargo de vereador, foi um Pedido de Vistas, bastante comum no universo legislativo”, pontuou.

O democrata também ressaltou que o Pedido de Vistas é um instrumento legal e válido que propicia aos vereadores a oportunidade de avaliar proposições distintas e cria condições legítimas para auxiliá-los nos processos de votações na Câmara. “Informações e dados robustos, além de opiniões e participação popular, nos ajudam a fiscalizar de forma mais transparente as ações do governo municipal”, completou.

COMENTÁRIOS