Tartarugas nascem na praia de São José da Coroa Grande

Tartarugas nascem na praia de São José da Coroa Grande

Os moradores e frequentadores da praia de São José da Coroa Grande tiveram uma grande surpresa na manhã desta quarta-feira, dia 13 de abril, quando se depararam com 18 filhotes de tartaruga de pente saiam do ninho em direção ao mar. O nascimento foi flagrado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente - SEMA de São José da Coroa Grande, que vinha monitorando o ninho desde sua translocação no dia 13 de fevereiro. Após o acompanhamento da soltura, o ninho foi aberto para contabilizar o total de ovos eclodidos, o que chegou a um total de quase 50% de sucesso, o que para os biólogos da SEMA foi um bom número, considerando que esse percentual ainda poderá aumentar visto que foi detectado que ainda existem ovos em condições de eclodir. “Vários fatores devem ser levados em consideração quando se trata de nascimento em cativeiro. Estamos aguardando os ovos que ainda não eclodiram. Vamos esperar até próxima sexta-feira (15) para elevar o percentual.” – argumentou o biólogo da SEMA, Lucas Araújo. Já na segunda-feira, populares fotografaram uma tartaruga recém-nascida encalhada sobre os corais, em frente ao local do ninho. Esse fato alertou os biólogos da SEMA que já haviam marcado o prazo para a averiguação do ninho para hoje (13), exatamente 60 dias após a translocação. “O importante é que agora temos registro oficial de uma postura e nascimento de tartaruga marinha em nossa praia, o que já havia relatos, porém sem comprovação. Com isso poderemos pleitear uma base do projeto TAMAR aqui no município, a exemplo do que aconteceu em Paulista, o que poderá ser utilizado como benefício para nossa cidade, tanto sob o ponto de vista ambiental, quanto sob o aspecto turístico” - disse o secretário de Meio Ambiente, André Dahoui que fez questão de participar de todo processo, desde a translocação até o nascimento. Embora existam muitos relatos antigos de postura e nascimentos de tartarugas marinhas, principalmente na Praia de Gravatá, Distrito de Abreu do Una, nunca nenhuma foi registrada e monitorada pelo órgão ambiental, se tratando de uma ação pioneira e inédita no município. Com informações da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente

Sem título

Filhote de tartaruga da espécie pente – Imagem: SEMA

Os moradores e frequentadores da praia de São José da Coroa Grande tiveram uma grande surpresa na manhã desta quarta-feira, dia 13 de abril, quando se depararam com 18 filhotes de tartaruga de pente saiam do ninho em direção ao mar. O nascimento foi flagrado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA de São José da Coroa Grande, que vinha monitorando o ninho desde sua translocação no dia 13 de fevereiro.

Após o acompanhamento da soltura, o ninho foi aberto para contabilizar o total de ovos eclodidos, o que chegou a um total de quase 50% de sucesso, o que para os biólogos da SEMA foi um bom número, considerando que esse percentual ainda poderá aumentar visto que foi detectado que ainda existem ovos em condições de eclodir. “Vários fatores devem ser levados em consideração quando se trata de nascimento em cativeiro. Estamos aguardando os ovos que ainda não eclodiram. Vamos esperar até próxima sexta-feira (15) para elevar o percentual.” – argumentou o biólogo da SEMA, Lucas Araújo.

467a5c4d-d737-4325-813e-c51a2fdeeeb8

Ninho de tartaruga na praia de São José da Coroa Grande – Imagem: SEMA

Já na segunda-feira, populares fotografaram uma tartaruga recém-nascida encalhada sobre os corais, em frente ao local do ninho. Esse fato alertou os biólogos da SEMA que já haviam marcado o prazo para a averiguação do ninho para hoje (13), exatamente 60 dias após a translocação. “O importante é que agora temos registro oficial de uma postura e nascimento de tartaruga marinha em nossa praia, o que já havia relatos, porém sem comprovação. Com isso poderemos pleitear uma base do projeto TAMAR aqui no município, a exemplo do que aconteceu em Paulista, o que poderá ser utilizado como benefício para nossa cidade, tanto sob o ponto de vista ambiental, quanto sob o aspecto turístico” – disse o secretário de Meio Ambiente, André Dahoui que fez questão de participar de todo processo, desde a translocação até o nascimento.

Embora existam muitos relatos antigos de postura e nascimentos de tartarugas marinhas, principalmente na Praia de Gravatá, Distrito de Abreu do Una, nunca nenhuma foi registrada e monitorada pelo órgão ambiental, se tratando de uma ação pioneira e inédita no município.

Com informações da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente

f01a9f9c-6435-458c-9289-2fb69966ed7e

Filhote de tartaruga da espécie pente nascem na praia de São José da Coroa Grande – Imagem: SEMA

COMENTÁRIOS