Teresa Leitão expõe problemas causados pelo banco Itaú a servidores públicos ativos e aposentados

Saiba mais informações clicando no link


A deputada Teresa Leitão levou para a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada nesta quinta-feira (8), um problema de diversos servidores públicos, ativos e aposentados, causado pelo banco Itaú. Em 2003, o maior banco privado da América Latina adquiriu os convênios do banco BNL e, entre eles, uma carteira de crédito envolvendo 25.926 servidores. No entanto, houve um processo de falhas nessa negociação, prejudicando, até hoje, milhares deles.

Um grupo desses servidores procurou o gabinete da deputada, pedindo uma mediação pela Alepe e uma intervenção do governo do Estado, em busca de uma solução.

O banco Itaú tem cobrado desconto na folha desde 2016. “Alguns perceberam, outros não e o desconto em folha, a partir de março de 2016, levou a se constituir mil ações judiciais das quais 800 estão em tramitação junto aos juizados especiais e já com posicionamentos em segunda instância favoráveis aos servidores e por mais de 49 meses os descontos foram feitos de forma ilegal”, disse a deputada.

Teresa informou ainda que o prejuízo baseado em 10.333 servidores que tinham problemas com os limites chega a quase R$ 34 milhões, valor que atualizado chega a quase R$ 50 milhões. O assunto será discutido em audiência pública que será marcada na Alepe.

COMENTÁRIOS