Teresa Leitão solicita ao governador que corrija critério de seleção simplificada de professores

Saiba mais informações clicando no link


Na reunião plenária desta quinta-feira (28), a deputada estadual Teresa Leitão (PT/PE) solicitou ao Governador Paulo Câmara que reveja os critérios da seleção simplificada para 2.938 professores nas áreas de educação profissional, educação básica e outros projetos educacionais em Pernambuco.

Isso porque dezenas de professores e professoras estão sendo prejudicados, segundo Teresa, por critérios de seleção que não têm relação com a profissão de magistério ou que estão sendo exigidos em desacordo com o edital de convocação, a exemplo das exigências de comprovação de endereço e de registros em conselhos profissionais.

“No texto do edital, é dito que, ‘preferencialmente’, são esses os documentos a serem apresentados. Se é uma preferência, não pode ser obrigatório. Mas temos vários professores que enfrentaram dificuldades”, explicou. “Isso está fazendo com que a pontuação de muitos desses professores seja rebaixada, inviabilizando a classificação”, disse Teresa.

Teresa critica duramente a exigência de registros em conselho profissional. “Há uma briga grande em relação ao tema, por pressão de alguns conselhos profissionais. A profissão do magistério não é regulada por conselhos profissionais. A profissão já é muito regulada, tanto pela Lei de Diretrizes e Bases como pela legislação estadual. Não cabe a exigência desse registro”, diz.

Para a parlamentar, nesta época de isolamento social e suspensão do calendário escolar, novos profissionais serão necessários para enfrentar as dificuldades do pós-pandemia.

“Para ser professor temporário é preciso amar muito essa profissão. Essas pessoas estão passando por constrangimentos desnecessários. Espero que esse meu apelo chegue ao governador Paulo Câmara para que possamos rever esses critérios e possamos complementar o quadro da educação com esses profissionais”, concluiu Teresa Leitão.

COMENTÁRIOS