Tiago Pontes quer recolocar a mobilidade urbana no centro da agenda política

Saiba mais informações clicando no link

João Paulo Costa visita Ministérios para viabilizar investimentos nos municípios de Pernambuco
Secretário Tiago Pontes Queiroz se reúne com 5 prefeitos em agenda no Sertão
Tiago Pontes debate regionalização e sustentabilidade dos serviços de resíduos sólidos com gestores de Pernambuco


O Brasil é um dos países mais urbanizados do mundo. Mais de 80% de nossa população vive em centros urbanos de cidades e regiões metropolitanas. Por isso, o secretário Tiago Pontes pretende posicionar a mobilidade urbana no centro de nossa agenda política. Para alcançar resultados concretos, que transformem a vida das pessoas nas cidades para melhor. Temos que trabalhar para seguir em frente e estabelecer metas, construir articulações políticas para avançar nesta agenda.

Todas as grandes cidades do mundo precisaram colocar a mobilidade urbana no centro de seus debates políticos. Londres, Tóquio, Nova Iorque, Barcelona, Paris, Copenhague, Bogotá. Em todas elas, a mobilidade vem sendo assunto central nas últimas décadas. Reformulação dos sistemas de transportes coletivos, com investimentos em novos modais. Reformas urbanas de ampliação de malhas viárias. Parcerias com a iniciativa privada para construir incentivo para o uso de bicicletas.

São vários caminhos que apontam para a mesma direção: o deslocamento das pessoas nas cidades é o motor do desenvolvimento econômico e social das nossas regiões metropolitanas. Mas os desafios enfrentados por nossas cidades são complexos e demandam políticas públicas efetivas de planejamento e gestão do desenvolvimento urbano, que levem em consideração as diversas realidades sociais e ambientais de cada localidade.

O Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC) do Governo Federal está ciente destes desafios e trabalha no fortalecimento institucional dos municípios para o planejamento e a gestão urbana. As ações propostas pelo secretário Tiago Pontes envolvem a capacitação de gestores e o aperfeiçoamento da Administração Pública nas diferentes esferas de governo. O Ministério do Desenvolvimento Regional dedica esforços permanentes na capacitação de agentes públicos e da sociedade civil para a execução, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas urbanas.

O desenvolvimento e bem-estar das cidades brasileiras depende das condições institucionais, técnicas e administrativas para avançar. Com regiões metropolitanas cada vez mais urbanizadas, nosso trabalho é priorizar a agenda da mobilidade urbana de forma inteligente e articulada para recolocar o Brasil em um novo cenário de desenvolvimento através da mobilidade urbana.

COMMENTS