Timbaúba e Nazaré da Mata recebem Ação de Cidadania

Saiba mais informações clicando no link

Atendimento ao público em Ação de Cidadania do Programa Governo Presente. Foto:Marina Paiva/SPVD

Moradores de Timbaúba e de Nazaré da Mata vão ser beneficiados com Ações de Cidadania do Governo Presente. Os eventos estão confirmados para esta terça-feira (dia 22), em Timbaúba, e para a quarta-feira (dia 23), em Nazaré da Mata. São serviços importantes para atualização da documentação (RG, CPF e certidões), acompanhamento da saúde (com testes rápidos, aferição de pressão e de temperatura) e orientações para o CAD Único, Carteira do Idoso e de Reservista.

As ações estão de volta. A semana que passou somou mais de 15 mil atendimentos em Ações de Cidadania no Cabo, Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte. Sempre, com todos os cuidados para a proteção da saúde. Os serviços são agendados com antecedência para organizar o atendimento e evitar a formação de filas. É feita a aferição da temperatura do corpo no acesso ao evento. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Os dispensadores de álcool em gel ficam acessíveis em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço mais procurado é de emissão de carteiras de identidade. O serviço é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos – e agilidade no processo. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. É preciso pagar uma taxa, no valor de R$ 24,36, para a emissão da segunda via.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

A Ação de Cidadania terá posto para vacinação contra a gripe (em Timbaúba), teste para covid-19 (em Nazaré da Mata) e aferição de pressão arterial. O evento possui informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e em dias de semana programados. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Timbaúba
Terça-feira, dia 22 de junho
Das 8h às 12h
Escola Maria Emília Dutra Ferreira Lima
Rua Luiz Marinho Falcão, número 556 – Cezar Augusto

Ação de Cidadania em Nazaré da Mata
Quarta-feira, dia 22 de junho
Das 8h às 12h
Escola Municipal Monsenhor Carlos Neves Calábria
Rua Nunes Machado, 236 – Juá

COMENTÁRIOS