Transforma Zona Sul: projeto do vereador Paulo Muniz vai diagnosticar problemas e apontar soluções na área

Equipamentos esportivos públicos é o primeiro tema do projeto. Audiência pública, nesta quarta-feira, debaterá mapeamento que apontou que 97,9% dos locais visitados pelo vereador e sua equipe precisam de reparos

Analisar, debater e propor soluções para os bairros de Boa Viagem, Pina, Brasília Teimosa, Ipsep e Imbiribeira é o mote do Transforma Zona Sul, projeto que vai nortear os quatro anos de mandato do vereador Paulo Muniz (Solidariedade) e que foi apresentado por ele, nesta segunda-feira (22), durante pronunciamento remoto na Câmara dos Vereadores do Recife. Por meio de observação técnica (com vereador e equipe em campo) e entrevistas com moradores de cada localidade, serão feitos diagnósticos sobre iluminação, segurança, mobilidade urbana, habitação, saúde, educação e esportes. O resultado será levado a debate através de audiências públicas com autoridades e representantes da respectiva área. E o legislador buscará soluções através de requerimentos aos órgãos competentes e ao poder público e via projetos de lei.
Esportes é o tema que abre o projeto. Paulo Muniz e equipe visitaram, na última semana, 42 equipamentos esportivos públicos, entre quadras de futebol, futevôlei, basquete e tênis, pistas de skate, parques, praças, centros esportivos, academias e locais destinados a práticas esportivas nos bairros de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. O levantamento apontou que 97,9% precisam de reformas ou reparos estruturais. Iluminação pública, que tem impacto direto na segurança e dificulta a prática esportiva no período noturno, e conserto nos equipamentos foram os tópicos mais recorrentes, com destaque ainda para fiação elétrica exposta, buracos, corrimão quebrado, quadras sem tela de proteção, locais sem acessibilidade, ausência de sanitários e lixeiras, abandono ou utilização indevida de área destinada à prática esportiva e falta de aproveitamento adequado ao espaço.
O relatório detalhado será apresentado em audiência pública nesta quarta-feira (24), das 15h às 17h, através do Youtube da Câmara. Terá participação de Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes do Recife, Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física, e Marcus Todynho, professor de Educação Física e integrante da equipe que fez a fiscalização nos bairros.
“Estaremos por dentro dos bairros para conhecer detalhes, dificuldades e potencialidades. A ideia é otimizar a atuação do Poder Executivo na solução dos problemas, por meio de políticas públicas mais eficazes numa ação participativa para ajudar a melhorar a vida da população”, diz Paulo Muniz.

COMENTÁRIOS