TV Jornal realiza único debate televisivo ao vivo com candidatos à Prefeitura do Recife

Encontro acontece na próxima terça (10/11), a partir das 10h50, com transmissão em todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Encontro acontece na próxima terça (10/11), a partir das 10h50, com transmissão em todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

A TV Jornal faz os últimos preparativos para o debate entre os candidatos à Prefeitura do Recife, que acontece na próxima terça-feira(10/11) e que será o único ao vivo realizado por uma emissora de televisão aberta, na capital. Na última quarta (04/11), aconteceu mais um ensaio, no Estúdio B da empresa. O objetivo foi colocar em prática a dinâmica do debate, antecipar potenciais problemas e testar soluções, especialmente quando considerado o protocolo sanitário necessário para a realização de um programa desse tipo durante a pandemia da covid-19.

“Mesmo nesse momento de pandemia, a gente entendeu que não dar a oportunidade ao eleitor para que ele possa ver o confronto de ideias entre os candidatos seria uma omissão da nossa parte. Então realizar este debate integrado é um compromisso do Sistema Jornal do Commercio, com transmissão pela TV Jornal e cobertura e repercussão em todos nossos outros veículos. Vamos primar por um debate seguro, com restrições para evitar a circulação de pessoas, sem aglomerações, para oferecer essa oportunidade ao eleitor recifense”, avalia a diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho.

Vão participar do debate sete candidatos cujos partidos têm pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional. São eles: Carlos Andrade Lima (PSL), Charbel Maroun (Novo), Coronel Feitosa (PSC), Delegada Patrícia Domingos (Podemos), João Campos (PSB), Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM). Eles vão perguntar e responder entre si: dois blocos do debate terão tema livre e um bloco será baseado em temas sorteados pela produção da TV Jornal. A ordem e o posicionamento dos candidatos no estúdio também foram definidos por meio de sorteio, em reunião virtual com os representantes de cada um dos concorrentes à Prefeitura do Recife.

O apresentador do TV Jornal Meio-Dia, Leandro Oliveira, vai estrear como mediador de debates. “Tenho pouco mais de 10 anos de telejornalismo e acho sensacional ainda poder fazer algo pela primeira vez. É uma responsabilidade imensa porque muitos debates foram cancelados por causa da pandemia. A TV Jornal, junto com os outros veículos do SJCC, decidiu abraçar esse compromisso. Fora a necessidade de fazer um programa transparente e com a qualidade de que o eleitor precisa, dentro de tudo que a gente entende ser importante do ponto de vista democrático, ainda tem a responsabilidade com a saúde e a segurança sanitária de todo mundo que está envolvido. Está sendo uma maratona de preparação e de definição de protocolos para garantir a segurança de todos que estarão trabalhando, de todos os candidatos que vão participar. Acho que vai valer muito a pena, pois a cinco dias do dia da votação vamos oferecer esse debate para o eleitor tirar suas conclusões e ajudar a definir o voto no candidato que ele acha que é o melhor para ele, para a cidade”, pontua Oliveira.

Além da transmissão pela TV Jornal na terça, a partir das 10h50 e com duração prevista de duas horas, o debate também poderá ser acompanhado pelos sites, páginas no Facebook e canais no YouTube da TV, Rádio Jornal, NE10 e deste JC. Nos intervalos entre os blocos, mais informação para os eleitores, com conteúdo extra oferecido no Facebook. “O blogueiro Jamildo Melo e o colunista Igor Maciel estarão nas mídias sociais do SJCC, comentando as discussões e mostrando em tempo real como os candidatos se comportam nos seus perfis e páginas oficiais. Para isso, usarão uma ferramenta do Facebook chamada CrowdTangle. Esse conteúdo extra estará disponível no Facebook e YouTube da TV Jornal, Rádio Jornal, JC e NE10”, detalha a diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges.

COMENTÁRIOS