Uchoa faz defesa da regulamentação da profissão de historiador

Saiba mais informações clicando no link


O deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior disse na manhã desta terça-feira(28) que é a favor da regulamentação do exercício da profissão de historiador, que ontem sofreu veto do Governo Federal.

A proposta foi apresentada em 2009, no Senado, mas a análise só foi concluída em fevereiro deste ano, quando os senadores aprovaram uma nova versão do texto aprovado pela Câmara dos Deputados.

Em sessão conjunta, Câmara e Senado, será tomada a decisão de derrubar ou de manter o veto presidencial. Caso os parlamentares derrubem o veto, o projeto será promulgado.

“Já passou da hora de regularizarmos o exercício da profissão de historiador, que reúne milhares de profissionais pelo Brasil afora. Será um ato de reconhecimento do seu trabalho”, afirmou Uchoa.
O projeto prevê que o exercício da profissão de historiador é assegurado para: formandos no curso de história, mestres ou doutores em história e portadores do diploma de mestrado ou doutorado em programa que tenha linha de pesquisa dedicada à disciplina.

O parlamentar lembrou que seu pai, deputado e ex-presidente da Alepe, Guilherme Uchoa(1947-2018), exerceu a profissão de professor de história, antes de virar juiz de Direito e enveredar para o campo político. “Ele sempre levantou essa bandeira”, confessou ele.

COMENTÁRIOS