Vaga no TCE, Presidência e 1ª Secretaria na mira de deputados

O que é consenso entre os parlamentares da próxima legislatura é que a eleição da Mesa Diretora estará atrelada à indicação da vaga no TCE. E tudo isso à eleição da próxima governadora

Francismar Pontes Izaías Régis Simone Santana Aglailson Júnior Kaio Maniçoba Antônio Moraes Rodrigo Farias Pastor Cleiton Collins Gustavo Gouveia Álvaro Porto Claudiano Martins Filho Assembleia Legislativa de Pernambuco
Embora a atual Legislatura na ALEPE ainda não tenha terminado, já foi deflagrada a disputa não apenas da eleição  da Mesa Diretora, votação que ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2023, mas também para a vaga que será aberta em julho do próximo ano com a aposentadoria compulsória de Teresa Dueire, conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Posto que caberá à Assembleia Legislativa a indicação. O que é consenso entre os parlamentares da próxima legislatura é que a eleição da Mesa Diretora estará atrelada à indicação da vaga no TCE. Apenas seis meses separam uma escolha da outra.

Na disputa pela Mesa Diretora os cargos mais cobiçados são os de Presidente e 1º Secretário. O primeiro não só representa o Poder, como também faz parte da linha sucessória do Governo do Estado, reunindo assim prestígio e grande força política. Por sua vez, o 1º Secretário é uma espécie de prefeito da ALEPE, sendo responsável pelo ela indicação de muitos cargos e administração da Casa.

Para a presidência da ALEPE alguns nomes são lembrados, a exemplo de Antônio Moraes, Álvaro Porto, Izaías Régis, Simone Santana, Rodrigo Novaes, Pastor Cleiton Collins, Gilmar Júnior e Aglailson Victor. Já para a 1ª Secretaria, circula os nomes de Claudiano Martins Filho, Rodrigo Farias, Francismar Pontes, Gustavo Gouveia e Kaio Maniçoba. Não estaria descartado também a possibilidade de nomes que hoje aparecem na disputa pela presidência concorrer à 1ª Secretaria e também o contrário, no entanto alguns nomes que hoje figuram como postulantes à Presidência e 1ª Secretaria estariam de olho, na verdade, na vaga do TCE. Vale destacar também que até nomes que deixarão a ALEPE no próximo ano também são lembrados para a disputa pelo TCE, a exemplo dos atuais deputados estaduais Eriberto Medeiros e Guilherme Uchôa Júnior, ambos eleitos deputados federais.

Não custa lembrar que ser Conselheiro do Tribunal de Contas é ter nas mãos um poder concedido a poucos em todo Pernambuco, além de ter as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, subsídios, direitos e vantagens dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, vitaliciedade no cargo com direito a aposentadoria, entre outras benesses. Portanto, um cargo bastante cobiçado.

Apesar das movimentações para a Presidência, 1ª Secretaria, e vaga de Conselheiro, uma coisa é consenso entre os postulantes: A eleição para o Governo do Estado terá grande influência no resultado desse xadrez. A depender de quem vença a eleição, Raquel Lyra ou Marília Arraes, muita coisa pode mudar e atores que hoje são dados como preferidos na disputa podem passar à condição de candidaturas inviáveis e outros que sequer não mencionados hoje podem surgir como favoritos.

COMENTÁRIOS