VAQUEJADA – Governo atende pedido do deputado Clóvis Paiva e libera atividade em todo o estado

Deputado é o principal representante da Vaquejada no Legislativo Estadual


Atendendo a uma solicitação do deputado Clóvis Paiva (PP) o Governo do Estado anunciou a retomada das Vaquejadas. De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), as atividades poderão ser realizadas em todo o Estado, desde que estejam devidamente regularizadas junto ao órgão e que respeitem todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias. No último dia 05 de abril o deputado direcionou uma indicação ao governador onde defendeu a inclusão deste importante esporte no Plano de Retomada das atividades econômicas no estado.

Paiva, que é o principal representante da Vaquejada no Legislativo Estadual, comemorou a decisão. “Responsável pela geração uma quantidade significativa de empregos nos municípios do interior, a Vaquejada movimenta a economia, além de ser uma atividade que faz parte da cultura da grande maioria dos pernambucanos. Este esporte é fonte de renda de vaqueiros, organizadores, tratadores, veterinários, ajudantes de curral, vendedores de ração, entre outros diretamente ligados ao setor”, destacou o deputado.

Para solicitar a autorização para realização de vaquejadas o interessado terá que enviar requerimento com antecedência mínima de 30 dias para qualquer unidade da Adagro, pagar as taxas e licenças próprias, garantir que o evento tenha um médico veterinário como responsável técnico, além de assegurar o acesso à internet para emissão remota das guias de trânsito animal (GTAs) de saída, garantindo o distanciamento social. O controle de acesso de pessoas, o distanciamento e demais protocolos sanitários também são de responsabilidade da entidade promotora.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS