Vereador entrega Prêmio Liberato Costa Jr. nesta sexta

Vereador entrega Prêmio Liberato Costa Jr. nesta sexta

A Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira (25), às 10h, vai reunir diversas gerações em uma homenagem histórica. Em reconhecimento aos ex-vereadores que prestaram relevantes serviços à cidade do Recife, o vereador Hélio Guabiraba (Sem Partido) entrega o Prêmio Liberato Costa Jr em sessão solene que vai acontecer no plenário. A honraria foi criada em celebração ao Dia do Vereador, que é comemorado em 1º de outubro. Entre os homenageados na solene desta sexta estão Cadoca, Edna Costa, André Campos, Arquimedes Lacerda, Sileno Guedes, Sônia Moraes, André de Paula, Vera Lopes, Raul Jungmann, Edmar de Oliveira, Luciano Siqueira e Eriberto Medeiros, atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Hélio Guabiraba falou sobre a importância de também reconhecer o trabalho prestado por aqueles que participaram ativamente da política e dos que continuam contribuindo. “Por isso, no mês dedicado aos vereadores, decidimos criar essa importância honraria. Todos os homenageados nesta sexta estarão representando os ex-vereadores que contribuíram com o desenvolvimento do Recife. Nada mais justo do que a honraria levar o nome de Liberato Costa Jr., que teve dez mandatos de vereador, de 1955 a 2011, com uma atuação ímpar”. Prêmio Liberato Costa Jr. – Liberato era recifense e dedicou toda a vida à política. Ganhou a primeira eleição de vereador do Recife em 1955. A partir daí, foram 10 mandatos na Câmara Municipal, a maioria deles pelo PMDB, legenda que ajudou a criar. Como presidente da Câmara, chegou a assumir, em 1963, o cargo de prefeito do Recife por dez meses, quando substituiu o então prefeito Miguel Arraes, que havia sido eleito governador de Pernambuco. Liberato Costa Júnior era viúvo e não tinha filhos. Chegou a ser eleito deputado estadual, ainda na década de 60, mas foi cassado e preso em 1969 pelo regime militar. Morava no bairro de Campo Grande e era torcedor do Santa Cruz. Confira a lista dos ex-vereadores homenageados: Alexandre Lacerda Alfredo Mariano Alfredo Santana André Campos André de Paula Arquimedes Lacerda Bruno Rodrigues Cadoca Carlos Monteiro Dilson Peixoto Djalma Seixas Eclésio Menezes Edmar de Oliveira Edna Costa Elias Francisco Fred Oliveira Cel. José Alves Gilvan Cavalcanti Gustavo  Negromonte Henrique Leite Heráclito Cavalcanti João Alberto João Arraes José Antônio José Neves Marcos Menezes Mauro Godoy Murilo Mendonça Roberto Andrade Roberto Teixeira Romildo Gomes Sérgio Leite Severino Ramos Severino Gabriel Sileno Guedes Zé Neves Maré Malta Henrique Leite Inácio Neto Luciana Azevedo Geralda Farias Sônia Moraes Vera Lopes Raul Jungmann Luciano Siqueira Eriberto Medeiros


A Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira (25), às 10h, vai reunir diversas gerações em uma homenagem histórica. Em reconhecimento aos ex-vereadores que prestaram relevantes serviços à cidade do Recife, o vereador Hélio Guabiraba (Sem Partido) entrega o Prêmio Liberato Costa Jr em sessão solene que vai acontecer no plenário. A honraria foi criada em celebração ao Dia do Vereador, que é comemorado em 1º de outubro.

Entre os homenageados na solene desta sexta estão Cadoca, Edna Costa, André Campos, Arquimedes Lacerda, Sileno Guedes, Sônia Moraes, André de Paula, Vera Lopes, Raul Jungmann, Edmar de Oliveira, Luciano Siqueira e Eriberto Medeiros, atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Hélio Guabiraba falou sobre a importância de também reconhecer o trabalho prestado por aqueles que participaram ativamente da política e dos que continuam contribuindo.

“Por isso, no mês dedicado aos vereadores, decidimos criar essa importância honraria. Todos os homenageados nesta sexta estarão representando os ex-vereadores que contribuíram com o desenvolvimento do Recife. Nada mais justo do que a honraria levar o nome de Liberato Costa Jr., que teve dez mandatos de vereador, de 1955 a 2011, com uma atuação ímpar”.

Prêmio Liberato Costa Jr. – Liberato era recifense e dedicou toda a vida à política. Ganhou a primeira eleição de vereador do Recife em 1955. A partir daí, foram 10 mandatos na Câmara Municipal, a maioria deles pelo PMDB, legenda que ajudou a criar.

Como presidente da Câmara, chegou a assumir, em 1963, o cargo de prefeito do Recife por dez meses, quando substituiu o então prefeito Miguel Arraes, que havia sido eleito governador de Pernambuco. Liberato Costa Júnior era viúvo e não tinha filhos.

Chegou a ser eleito deputado estadual, ainda na década de 60, mas foi cassado e preso em 1969 pelo regime militar. Morava no bairro de Campo Grande e era torcedor do Santa Cruz.

Confira a lista dos ex-vereadores homenageados:

Alexandre Lacerda

Alfredo Mariano

Alfredo Santana

André Campos

André de Paula

Arquimedes Lacerda

Bruno Rodrigues

Cadoca

Carlos Monteiro

Dilson Peixoto

Djalma Seixas

Eclésio Menezes

Edmar de Oliveira

Edna Costa

Elias Francisco

Fred Oliveira

Cel. José Alves

Gilvan Cavalcanti

Gustavo  Negromonte

Henrique Leite

Heráclito Cavalcanti

João Alberto

João Arraes

José Antônio

José Neves

Marcos Menezes

Mauro Godoy

Murilo Mendonça

Roberto Andrade

Roberto Teixeira

Romildo Gomes

Sérgio Leite

Severino Ramos

Severino Gabriel

Sileno Guedes

Zé Neves

Maré Malta

Henrique Leite

Inácio Neto

Luciana Azevedo

Geralda Farias

Sônia Moraes

Vera Lopes

Raul Jungmann

Luciano Siqueira

Eriberto Medeiros

COMENTÁRIOS