Vereador Hélio Guabiraba lamenta veto à distribuição de absorventes

Saiba mais informações clicando no link

Após o Governo Federal sancionar, nesta quinta-feira (7), o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (14.214/21), mas vetar os principais pontos da proposta aprovada pelos parlamentares como a previsão de distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes carentes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) se manifestou sobre o assunto.

Hélio Guabiraba, autor do Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 311/2019, que visa a distribuição gratuita de absorventes nas escolas públicas do Recife e que acarretou na criação do Programa Ciclo de Cuidado, que fará a distribuição de absorventes nas escolas públicas do Recife, lamentou o veto.

“Foi com muita luta que o nosso mandato conseguiu a implantação dos absorventes nas escolas públicas do Recife tamanha a sensibilidade do prefeito João Campos que atendeu a nossa luta iniciada há mais de dois anos. Esse veto vai contra a nossa luta! Vai contra a dignidade das mulheres”, lamentou.

O vice-presidente da Casa José Mariano fez um apelo para que o veto seja derrubado. “A oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual é um direito básico. Precisamos nos unir e não aceitar esse absurdo”, ressaltou.

COMENTÁRIOS