Vereador Samuel Salazar e secretário de Segurança Cidadã participam de videoconferência com grupo de moradores para debater segurança pública

Saiba mais informações clicando no link

Prefeita Dona Graça quer implantar em Catende experiências do Compaz do Recife
Mais de mil famílias das áreas atendidas pelos Compaz serão beneficiadas com cestas básicas digitais
Vereador Professor Mirinho tem reunião com secretariado na Prefeitura do Recife

Discussão e adoção de medidas práticas de segurança foram temas de debate na noite da quinta-feira (21). Os representantes dos grupos “Ilha do Retiro Mais Segura” e “Casa Forte Mais Segura” se reuniram com o vereador do Recife, Samuel Salazar (MDB), e com o secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, para pedir o reforço da segurança nesses bairros da cidade. A reunião ocorreu de forma remota, para evitar a aglomeração durante a pandemia da covid-19.
Os temas levados pelos grupos perpassam desde o reforço à iluminação, manutenção de praça para promover a interação dos moradores com o espaço público, a uma maior atenção aos cuidados dos usuários de drogas que aumentaram, nos últimos meses de 2020, devido à pandemia. Um dos moradores, Frederico Cesar Leite, ressaltou a importância do poder público e sociedade civil estarem juntos. “O que a gente sabe é que não dá só para cobrar, tem que propor soluções e fazer parte dela. Dessa maneira, a ação ganha força e legitimidade, o resultado é satisfatório. Devendo-se, inclusive, ser replicada nos outros bairros da cidade”, pontuou.
De acordo com o outro residente, Yves Nogueira, um dos objetivos da fundação do grupo foi tentar recuperar o direito dos transeuntes se locomoverem com segurança e afugentar o crime. Uma das estratégias sugeridas por ele, aos moradores da Ilha do Retiro, foi a iniciativa de caminhadas noturnas, já em prática no bairro de Casa Forte. “Pensamos nisso para ocupar o espaço também à noite, se fazer presente, saber quais os postes estão com luz queimada, por exemplo, e cobrar do poder público. Aprendemos, inclusive, a identificar os postes e pegar numeração”, compartilhou Yves.
Na sequência, o vereador Samuel Salazar (MDB) destacou que para reduzir a criminalidade, é preciso fazer inicialmente o registro das ocorrências. “Hoje há uma facilidade grande no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) para fazer a ocorrência de maneira online, e assim chamar atenção da polícia para um maior cuidado nesta região. A Prefeitura tem contribuído também com a segurança pública, ao garantir a iluminação”, explicou o parlamentar. O vereador se colocou à disposição para receber requerimentos que reforcem as demandas apresentadas.
Por fim, o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, destacou o impacto da pandemia no aumento da criminalidade. “Temos vivenciado um momento muito difícil, não só no Recife, mas também no Brasil. Mesmo com isolamento social e pandemia, 2020 foi mais violento que 2019. Isso mostra que a pandemia está deixando um rastro de destruição não somente na economia, mas também na segurança pública”, lamentou. O secretário parabenizou a iniciativa pela forma democrática e ágil de gerir os problemas do bairro. Também orientou na organização das pautas e reforçou a importância do alinhamento com as demais secretarias. “Quando todos os serviços essenciais da Prefeitura trabalham junto com a  sociedade civil, forma-se um conjunto de forças. Assim, fica muito mais fácil resolver os problemas do bairro”, explicou Murilo.

COMMENTS