Vereador Samuel Salazar e secretário de Segurança Cidadã participam de videoconferência com grupo de moradores para debater segurança pública

Saiba mais informações clicando no link


Discussão e adoção de medidas práticas de segurança foram temas de debate na noite da quinta-feira (21). Os representantes dos grupos “Ilha do Retiro Mais Segura” e “Casa Forte Mais Segura” se reuniram com o vereador do Recife, Samuel Salazar (MDB), e com o secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, para pedir o reforço da segurança nesses bairros da cidade. A reunião ocorreu de forma remota, para evitar a aglomeração durante a pandemia da covid-19.
Os temas levados pelos grupos perpassam desde o reforço à iluminação, manutenção de praça para promover a interação dos moradores com o espaço público, a uma maior atenção aos cuidados dos usuários de drogas que aumentaram, nos últimos meses de 2020, devido à pandemia. Um dos moradores, Frederico Cesar Leite, ressaltou a importância do poder público e sociedade civil estarem juntos. “O que a gente sabe é que não dá só para cobrar, tem que propor soluções e fazer parte dela. Dessa maneira, a ação ganha força e legitimidade, o resultado é satisfatório. Devendo-se, inclusive, ser replicada nos outros bairros da cidade”, pontuou.
De acordo com o outro residente, Yves Nogueira, um dos objetivos da fundação do grupo foi tentar recuperar o direito dos transeuntes se locomoverem com segurança e afugentar o crime. Uma das estratégias sugeridas por ele, aos moradores da Ilha do Retiro, foi a iniciativa de caminhadas noturnas, já em prática no bairro de Casa Forte. “Pensamos nisso para ocupar o espaço também à noite, se fazer presente, saber quais os postes estão com luz queimada, por exemplo, e cobrar do poder público. Aprendemos, inclusive, a identificar os postes e pegar numeração”, compartilhou Yves.
Na sequência, o vereador Samuel Salazar (MDB) destacou que para reduzir a criminalidade, é preciso fazer inicialmente o registro das ocorrências. “Hoje há uma facilidade grande no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) para fazer a ocorrência de maneira online, e assim chamar atenção da polícia para um maior cuidado nesta região. A Prefeitura tem contribuído também com a segurança pública, ao garantir a iluminação”, explicou o parlamentar. O vereador se colocou à disposição para receber requerimentos que reforcem as demandas apresentadas.
Por fim, o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, destacou o impacto da pandemia no aumento da criminalidade. “Temos vivenciado um momento muito difícil, não só no Recife, mas também no Brasil. Mesmo com isolamento social e pandemia, 2020 foi mais violento que 2019. Isso mostra que a pandemia está deixando um rastro de destruição não somente na economia, mas também na segurança pública”, lamentou. O secretário parabenizou a iniciativa pela forma democrática e ágil de gerir os problemas do bairro. Também orientou na organização das pautas e reforçou a importância do alinhamento com as demais secretarias. “Quando todos os serviços essenciais da Prefeitura trabalham junto com a  sociedade civil, forma-se um conjunto de forças. Assim, fica muito mais fácil resolver os problemas do bairro”, explicou Murilo.

COMENTÁRIOS