Vereador Samuel Salazar faz discurso de líder do governo na reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal do Recife

Saiba mais informações clicando no link


Reunião solene marcou a abertura dos trabalhos que instalam a 1ª Sessão Legislativa, da 18ª Legislatura, na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (1º). Com o discurso de fazer uma liderança do governo efetiva, responsável e conciliadora, o vereador Samuel Salazar (MDB), líder da bancada do governo, prometeu atuar para agregar e destravar projetos de lei benéficos para a população.  A solenidade também contou com a participação do prefeito da cidade, João Campos, que expôs os planos e as metas do Executivo para 2021.

“Em 31 dias de trabalho, João Campos já mostrou o ritmo que vai dar a sua gestão, ele é do tipo que troca a roda do carro com o carro em movimento, como muito bem lhe ensinou o saudoso Eduardo Campos”, relembrou Salazar em discurso. “Nesse primeiro mês de governo, já foi dado o pontapé inicial para a transformação urbanística da comunidade Irmã Dorothy, foi feito o lançamento da obra da Escola Municipal Abílio Gomes, na comunidade Entra Apulso. Deu início a limpeza dos canais da cidade, entregou a nova sede da Escola Municipal Córrego do Euclides, implantou 47 novos pontos de iluminação em LED, no Brejo da Guabiraba e na semana passada, no Ibura, lançou a maior obra de contenção de barreiras dos últimos anos. E é justamente nesse ritmo de governo, que sob o comando do mais jovem prefeito de uma capital, que o Recife já está partindo na frente, na busca pela geração de emprego e pela incansável melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou Salazar.


O parlamentar ainda destacou o índice de renovação da Câmara, que com a última eleição chegou a 43,5%. “Com 17 novos vereadores, tenho certeza que haverá bons debates e boas políticas que diminuirão as desigualdades sociais, que vão permitir ao cidadão ter um maior acesso a serviços básicos. Que esta seja, sim, uma Casa em que toda a sociedade se sinta representada, e que o que é debatido lá fora possa ser trazido para o debate aqui dentro”, pediu.  “É o momento de fortalecermos discursos que combatam o racismo, aprofundem questões de gênero, falem de população idosa,  LGBTQI+, juventude e pessoa com deficiência. Nós faremos uma luta constante contra qualquer forma de violência, preconceito e discriminação”, ressaltou.

Em virtude da pandemia de covid-19, a reunião foi realizada por videoconferência e transmitida, ao vivo. Na ocasião, além de Salazar, mais três autoridades puderam fazer discursos: o presidente da Câmara, o prefeito e o líder da Oposição na Casa.

De acordo com o regimento interno da Câmara Municipal, a reabertura dos trabalhos legislativos significa o fim do recesso parlamentar que teve início nos últimos dias de dezembro do ano passado. Durante o mês de janeiro as decisões do colegiado foram suspensas, como é de praxe durante os recessos, tendo ocorrido apenas a reunião solene para a posse do prefeito João Campos; da vice-prefeita Isabela de Roldão e dos 39 vereadores do Recife.

 

Confira a íntegra do discurso do líder do governo:

Bom dia a todos, saúdo o Prefeito do Recife, João Campos, aqui presente, o presidente desta Casa, meus pares, aproveitando o ensejo para dar boas-vindas aos parlamentares que iniciam sua primeira legislatura hoje; Saúdo ainda os funcionários da Câmara Municipal do Recife, a imprensa da casa e todos os veículos de comunicação, a equipe que compõe o nosso gabinete, lideranças comunitárias, amigos e familiares, E a você, que nos assiste neste momento pela internet.

A Câmara do Recife inicia os trabalhos desta nova legislatura da mesma maneira que encerrou no ano passado: de forma online e segura, por videoconferência, sendo desnecessário relembrar a pandemia da covid-19 que ainda estamos enfrentando.

Todos nós que vivenciamos 2020, guardaremos esse ano como um ano de muita dificuldade, afinal, perdemos pessoas queridas, o qual cito como exemplo, para mim, o ex-presidente desta casa, meu querido amigo Cadoca, que infelizmente não venceu a batalha para Covid-19.

2020 foi um ano que trouxe desemprego para as algumas famílias, foi um ano que indústrias pararam e fábricas fecharam suas portas.

Todavia, é com emoção e alegria e cheios de esperança, que iniciamos este ano de 2021, afinal, a imunização é uma realidade e já temos 23.808 mil recifenses vacinados.

Estar aqui hoje conversando com vocês é um momento muito simbólico para mim, que entrei nesta casa exatamente há 2 anos, participando apenas do 2º biênio da 17ª legislatura (passada), portanto, pra mim hoje também é motivo de novidade, pois, inicio a 18ª legislatura, com a confiança de 9.188 mil cidadãos que diretamente renovaram nosso mandato, o qual daremos continuidade ao trabalho que iniciamos lá trás com tanta dedicação e disponibilidade, além disso, início esse no 1º biênio, juntamente com o mandato do prefeito, o qual lutei junto com ele por essa vitória e tenho certeza que escreveremos unidos uma história cada vez mais bonita para o Recife.

Nesta legislatura, a dedicação será ainda maior, porque fui convidado para ser líder do governo João Campos, aqui na Câmara Municipal. Recebi a missão com honra e coragem e com muita humildade registro que o desafio de fazer a ponte entre a Prefeitura do Recife e a Casa José Mariano está em boas mãos, prefeito.

Quero aqui inclusive aproveitar o ensejo para agradecer mais uma vez o convite e a confiança.

Em 31 dias de trabalho, João Campos já mostrou o ritmo que vai dar a sua gestão, ele é do tipo que troca a roda do carro com o carro em movimento, como muito bem lhe ensinou o saudoso Eduardo Campos.

João é daqueles gestores mais que pontuais.  É focado no trabalho de domingo a domingo, afinal os problemas da cidade merecem total atenção 24hs por dia, 365 dias do ano.

Nesse primeiro mês de governo, já foi dado o pontapé inicial para a transformação urbanística da comunidade Irmã Dorothy, foi feito o lançamento da obra da Escola Municipal Abílio Gomes, na comunidade Entra Apulso. Deu início a limpeza dos canais da cidade, entregou a nova sede da Escola Municipal Córrego do Euclides, implantou 47 novos pontos de iluminação em LED, no Brejo da Guabiraba e na semana passada, no Ibura, lançou a maior obra de contenção de barreiras dos últimos anos.

E é justamente nesse ritmo de governo, que sob o comando do mais jovem prefeito de uma capital, que o Recife já está partindo na frente, na busca pela geração de emprego e pela incansável melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes.

É preciso lembrar que a crise econômica que o Brasil enfrenta tem sido agravada pela pandemia da covid-19, e por isso mais pessoas estão em situações de vulnerabilidade social, um cenário que consequentemente também ocorre aqui no Recife.

Para vencer a crise, precisamos estar juntos, reconhecer o que já há de bom, ampliar equipamentos e ações que deram certo. O nosso compromisso é com as pessoas, com vidas e sonhos, e isso nos convoca a uma obrigação diária. Vamos caminhar para somar e juntar. De forma efetiva, responsável e conciliadora, aqui na liderança do governo, vamos atuar para agregar e destravar projetos de lei benéficos para a população.

Ser líder desse governo é saber que nosso trabalho, juntamente com os colegas vereadores, irá ajudar diretamente na vida das pessoas, afinal, Acredito que quando a política é feita de forma consistente e do jeito certo, pode, sim, melhorar a vida das pessoas. É um grande instrumento de transformação para encurtar as desigualdades sociais e combater injustiças, indiferenças e sofrimentos.

Com 17 novos vereadores, tenho certeza que haverá bons debates e boas políticas que diminuirão as desigualdades sociais, que permitirão o cidadão ter um maior acesso a serviços básicos. Que esta seja, sim, uma Casa em que toda a sociedade se sinta representada, e que o que é debatido lá fora possa ser trazido para o debate aqui dentro. É o momento de fortalecermos discursos que combatam o racismo, aprofundem questões de gênero, falem de população idosa,  LGBTQI+, juventude e pessoa com deficiência. Nós faremos uma luta constante contra qualquer forma de violência, preconceito e discriminação.

No primeiro discurso que fiz nesta Casa em Fevereiro de 2019, falei que chegava com o sentimento colaborativo, me colocando à disposição do povo e da cidade. E esse sentimento colaborativo segue, reforçado, inclusive, pelo sentimento de gratidão a cada pessoa que confiou e apoiou para que chegássemos novamente aqui.

Que todos nós aqui, portanto, possamos ser partícipes da mudança que queremos ver. Como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade: “O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”. É nosso dever olhar para o coletivo com respeito e solidariedade.

Tamo junto, Recife!

Obrigado a todos e um beijo no coração de cada um.

Que Deus nos abençoe.

Muito obrigado.

COMENTÁRIOS