Vereadora aposta na descentralização do Hospital Veterinário do Recife para ampliar serviços de assistência veterinária

Andreza Romero sugeriu a criação de uma Unidade Básica de Saúde animal em cada região do Recife

Andreza Romero sugeriu a criação de uma Unidade Básica de Saúde animal em cada região do Recife

Um requerimento aprovado pela Câmara Municipal do Recife no primeiro semestre legislativo tem como proposta a descentralização do atendimento veterinário público e gratuito para cães e gatos. Sua autora, a vereadora Andreza Romero, pede a criação de uma Unidade Básica de Saúde Animal por região político-administrativa da cidade.

Recife é dividida em seis Regiões Político-Administrativas (RPAs), que agrupam os bairros do Centro e das Zonas Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul. O Hospital Veterinário fica no Cordeiro, bairro localizado na RPA 04, a Oeste da cidade.

“Hoje, temos uma grande população de cães e gatos, domésticos ou vivendo nas ruas do Recife. A promoção de novas políticas públicas e de apoio aos idealizadores de projetos de proteção e bem-estar animal é uma obrigação do poder público. A criação de suporte ao hospital veterinário nas comunidades mais distantes proporcionará melhores condições para a realização do trabalho de saúde animal”, a vereadora pontua.

Em seu mandato, Andreza tem pleiteado medidas que visam facilitar o acesso aos serviços na unidade. Recentemente, a Câmara também aprovou um outro pedido de sua autoria, pela criação de uma linha de ônibus com ponto de parada ou terminal nas imediações do hospital.

“Atualmente, os tutores só conseguem chegar ao hospital de veículo próprio, táxi ou a pé, desde a Caxangá ou da Avenida Maurício de Nassau. O custo de um carro do Ibura até o Cordeiro é muito alto. Muitas vezes, essas pessoas não têm nem mesmo o dinheiro da ração desses animais”, destaca Andreza.

Além do fator econômico para os tutores e protetores, a vereadora pontua que a criação das UBS Animal permitirá “desafogar” o Hospital Veterinário do Recife. “A demanda hoje é muito grande. O hospital realiza, por mês, mais de 4 mil procedimentos. São muitas pessoas que precisam desse importante patrimônio para salvar a vida dos bichos, principalmente quando pensamos nos protetores – que não cuidam apenas de um, mas de vários animais”, frisa.

Para a parlamentar, a ampliação do atendimento veterinário é uma pauta que merece um olhar sensível da Prefeitura do Recife, tendo em vista o número de animais que vivem nas ruas e são resgatados por protetores. “A criação de unidades é fundamental para o protetor continuar cumprindo a sua missão de resgatar e cuidar dos animais até que estejam aptos para adoção. Trazer esse atendimento para mais perto do bairro e da casa dos recifenses refletirá em números positivos na política municipal de defesa e proteção animal”, finalizou.

COMENTÁRIOS