Vereadora do Recife articula retirada de animais silvestres do Parque 13 de Maio

Andreza Romero é a principal ativista em defesa dos animais na capital


O Parque 13 de Maio, no centro do Recife, não é um ambiente adequado para os animais silvestres que vivem no espaço há décadas. É o que defende a vereadora Andreza Romero (PP), que, na quinta-feira (28), esteve reunida com representantes da gestão municipal para articular a realocação das espécies para espaços onde possam viver com mais tranquilidade.

Participaram da conversa os secretários Carlos Ribeiro e Luís dos Anjos, de Meio Ambiente e Direitos dos Animais, respectivamente e, no fim da manhã, a vereadora também esteve com Daniel Saboya, diretor-executivo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife. Segundo a parlamentar, o secretário de Meio Ambiente articulará uma nova reunião, com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para dar continuidade às tratativas.

Em setembro, a Câmara Municipal do Recife aprovou um requerimento de autoria de Andreza trazendo à tona a inviabilidade de manter os animais no parque.

“Estamos falando de animais silvestres, que vivem presos naquele local há anos, suportando iluminação, barulhos e todo tipo de intervenção humana. Isso é muito estressante e prejudicial para essas espécies”, diz.

O fim da exposição de animais no Parque 13 de Maio é uma pauta antiga de entidades e organizações não-governamentais ligadas à causa animal. Em 2017, o Ministério Público chegou a recomendar a retirada ao Executivo Municipal. Na época, a indicação era de que os animais fossem encaminhados para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres.

A Emlurb, responsável pelas praças, parques e áreas verdes da cidade, afirma que os animais têm acompanhamento nutricional e veterinário.

“O município não negligencia esses animais, mas é uma questão de garantir o bem-estar deles. Reabilitá-los, hoje, pode ser um pouco difícil, mas colocá-los em um local mais tranquilo, com menor presença humana e ruídos é muito importante”, a vereadora concluiu.

COMENTÁRIOS