Vice-governadora visita unidade da Cepe que já digitalizou 102 milhões de imagens

Saiba mais informações clicando no link

Vice-governadora Priscila Krause Companhia Editora de Pernambuco CEPE
Referência na preservação de documentos administrativos, o Centro de Gestão e Guarda de Documentos (CGGD) da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), conhecido como a Cepe Doc, recebeu a visita da vice-governadora Priscila Krause nesta terça-feira (23). A unidade fica no Cone Suape, Cabo de Santo Agostinho, armazena, conforme as normas técnicas e as leis brasileiras, 700 mil caixas com documentos de órgãos públicos e de empresas da iniciativa privada e já digitalizou 102 milhões de imagens. O funcionamento da Cepe Doc foi apresentado à vice-governadora pelo presidente, João Baltar Freire, e pelo diretor administrativo financeiro da companhia, Igor Burgos.

Ao percorrerem parte dos nove mil metros quadrados da Cepe Doc, João Baltar e Igor Burgos detalharam para Priscila Krause os serviços oferecidos pela Cepe nos campos da digitalização, gestão e guarda de documentos. A companhia possui cerca de 35 clientes, entre públicos e privados, informou o presidente João Baltar, sendo as secretarias estaduais de Saúde e Educação e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) os de maiores volumes de serviços. A Secretaria de Educação, por exemplo, tem um acervo de aproximadamente 35 milhões de imagens digitalizadas.

“A Cepe cumpre um papel importante na gestão da memória da administração pública e faz isso com tecnologia de ponta, o que traz segurança para os clientes e a garantia de preservação de documentos administrativos e históricos”, afirmou a vice-governadora, após ter percorrido a Cepe Doc. Além de conferir o rigor técnico no armazenamento da documentação, Priscila viu de perto as quatro fases a que os documentos podem ser submetidos, o que depende dos contratos firmados entre as empresas e a Cepe. O processo inclui a preparação do documento, como higienização e retirada de grampos, a captura de imagem, a inspeção e a indexação.

Os serviços de digitalização, gestão e guarda começaram a ser realizados pela Cepe em 2015, quando o governo instituiu a Política Estadual de Gestão Documental de Pernambuco através da Lei Estadual nº 15.529. Até o momento, cerca de 102 milhões de imagens já foram digitalizadas e outras milhares estão no processo de digitalização. Entre os documentos na fila para digitalização constam milhões de fichas do Instituto de Identificação Tavares Buril (ITB). A lista de serviços já executados reúne documentos, incluindo cartas circulares, do arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara (1909-1999), cujo processo de canonização tramita no Vaticano.

COMENTÁRIOS