Vice-prefeita Isabella de Roldão marca presença na COP26 com a busca de novas parcerias para o desenvolvimento urbano sustentável do Recife

Agenda da gestora na Conferência da ONU para a Mudança do Clima inclui encontros bilaterais e palestras em três painéis.

Agenda da gestora na Conferência da ONU para a Mudança do Clima inclui encontros bilaterais e palestras em três painéis. – Foto/ PCR- Divulgação

Após uma semana histórica como primeira mulher a assumir a gestão na Prefeitura do Recife, enquanto o prefeito João Campos representava a cidade na Conferência da ONU para a Mudança do Clima (COP26), a vice-prefeita Isabella de Roldão também desembarca em Glasgow. Na capital escocesa, Isabella desempenhará dois papéis: ratificará compromissos e irá costurar novos acordos em benefício do desenvolvimento urbano sustentável do Recife, além de ampliar o networking em busca de financiamento climático, na condição de embaixadora para a América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance.

“Nossa atuação reforçada na COP26 traz benefícios diretos para a nossa cidade, sobretudo no que diz respeito à garantia de recursos para o financiamento de projetos e ações. Também cumpre uma lacuna imensa e vergonhosa deixada pela presidência da República, considerando que o Brasil foi o berço do surgimento da COP26, no histórico evento Rio-92, que discutiu meio ambiente e desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro. Na falta de uma presença institucional forte do governo federal, são os governos subnacionais, Estados e municípios, que assumem o protagonismo com muito compromisso e responsabilidade”.

Cumprindo uma programação intensa, já nesta segunda-feira, a vice-prefeita participa de um jantar com outros gestores latino-americanos, a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O objetivo é tratar da Agenda Verde do CAF e identificar coletivamente os desafios apresentados na região para a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), assim como acessar financiamento climático e articular parcerias de transferência tecnológica para o fortalecimento de capacidades.

Ainda com o CAF, Isabella tem confirmada uma reunião bilateral com o Vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável, Julián Suárez, e será palestrante no evento Catalyzing Climate Action in Cities (Impulsionando a Ação Climática nas Cidades), marcado para esta terça-feira (9/11), a partir das 14h50 (horário de Brasília).

Também na terça-feira, ao lado do governador Paulo Câmara, a vice-prefeita assina a Declaração de Edimburgo e faz um anúncio importante para o Recife junto ao ICLEI América do Sul – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento ocorre no Pavilhão LGMA, dedicado aos governos subnacionais.

Outro encontro agendado é com representantes da Timbeter, startup da Estônia que atua com tecnologia verde e instalará no Recife seu primeiro escritório no Brasil, no parque tecnológico do Porto Digital. A Estônia também pretende ampliar sua presença diplomática no Recife.

Durante esta segunda semana da COP26, Isabella de Roldão ainda palestra em pelo menos outras duas oportunidades. Na quarta-feira (10), fala sobre Economia Circular em evento organizado pelo ICLEI. Já na quinta-feira (11), o compromisso é com a Alliance, no painel Financing the Sustainable Cities of the Future: What will it take to get there? (Financiando as Cidades Sustentáveis do Futuro: o que fazer para chegar lá), às 12h30(horário de Brasília), na Green Zone. A conversa poderá ser acompanhada por meio do link https://youtu.be/O2f8st-dkf0.

COMENTÁRIOS