VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho foi realizada na última quarta-feira (17)

Saiba mais informações clicando no link

UPA Paudalho ultrapassa a marca dos 100 mil atendimentos prestados
Confira as relações dos contemplados no Sorteio de Hierarquização da lista do Programa Minha Casa Minha Vida
Prefeitura do Paudalho realizará VIII Conferência Municipal de Saúde


Para que políticas públicas voltadas para a Saúde sejam efetivas é necessário, sobretudo, planejamento. Com o intuito de aprimorar o Plano Municipal de Saúde (PMS) do próximo quadrimestre (2022 a 2025), nesta quarta-feira (17) a Prefeitura do Paudalho promoveu a VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho.

O evento foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde e teve como tema “Gestão de qualidade do SUS e os desafios decorrentes da pandemia do coronavírus”. Com início às 8h, a cerimônia foi realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade. O encontro foi transmitido ao vivo por meio das redes sociais da Prefeitura do Paudalho e pode ser conferido através deste link.

Na ocasião estiveram presentes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) através da sociedade civil organizada, trabalhadores da saúde e gestores do SUS. A abertura da programação contou com uma apresentação artística de dança. A conferência seguiu com palestras, debates e atividades em grupo com o objetivo de abordar questões pertinentes à pauta.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, destacou o propósito da cerimônia: “A Conferência tem o objetivo de elaborar propostas para a melhoria da saúde no município, para validar o que já está sendo feito e para contribuir com a melhoria da gestão do SUS e do acesso de qualidade para os usuários.”

A gestora também ressaltou a importância da colaboração de todo o público presente. “É fundamental a realização da Conferência porque ela é paritária, ela existe sempre seguindo o que há dentro da lei, que é a de ter a presença de usuários, trabalhadores e gestores do SUS.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Veraldo Valdeci, salientou a importância do SUS para todos os brasileiros. “Sem o SUS a gente não conseguiria viver. Eu venho daquela época, lá atrás, quando ele não existia e a gente também não tinha condições de pagar pela nossa saúde (…) Quando o SUS surgiu, Sistema Único de Saúde, e o nome já diz, é para todos.”

Durante a ocasião, a equipe organizadora do evento fez uma homenagem ao médico, ex-secretário municipal de Saúde e também atual prefeito do município de Limoeiro, Orlando Jorge, por sua contribuição à Saúde paudalhense.

“Para nós é uma honra, uma alegria e uma satisfação. É um saudosismo todo especial. Através do Conselho Municipal de Saúde, do presidente Veraldo Valdeci, e a nossa querida Lúcia Matias e toda a sua equipe, poder voltar aqui e lembrar nossos planejamentos, nosso projetos e que a continuidade administrativa é tão importante para o nosso município, é verdadeiramente um destaque essa VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho.”, declarou o ex-secretário.

COMMENTS