Vinícius Castello fala sobre a importância e conscientização sobre o 17 de maio

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Vinícius Castello

O dia 17 de maio é marcado não apenas pela luta de gays e lésbicas, mas também dos transgêneros, travestis e bissexuais. Mesmo com todos os avanços alcançados nos direitos dos LGBTQ+, a data não é uma comemoração, mas uma forma de conscientização.

A data foi escolhida porque, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Ficou estabelecido que a homossexualidade é um traço de personalidade, não uma doença ou distúrbio.

Entre os país que realizam levantamentos do tipo, o Brasil é o país que mais mata pessoas por homotransfobia. Em 2019, foram mais de 329 mortos em crimes motivados por ódio e discriminação, segundo estudo do Grupo Gay da Bahia (GGB). Estima-se também, que a cada 26 horas, um LGBTQ+ é morto no país.

“O dia 17 de maio vem restabelecer os laços entre a comunidade LGBTQ+ e toda a sociedade, vem para salientar a importância de estarmos vivos, de pautar sobre nossos direitos, vem também para continuarmos sendo quem somos e lutar por uma sociedade de equidade”, afirma o vereador.

COMENTÁRIOS