Wanderson Florêncio e Cref-12 solicitam inclusão do trabalho dos profissionais de educação física como serviço essencial

Saiba mais informações clicando no link


O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) participou, nesta quinta-feira, no Marco Zero, junto com profissionais de educação física e representantes de academias de ginásticas de um protesto para que o trabalho da categoria seja incluídos entre os serviços essências durante combate à pandemia da covid-19 no estado. Segundo estudos, a prática de atividade física contribui para o fortalecimento da imunidade das pessoas, prevenindo doenças.

Atualmente existem em Pernambuco aproximadamente 1.500 academias de ginástica e 15 mil profissionais credenciados no Conselho Estadual de Educação Física (Cref-12), que atuarão em horário reduzido nos próximos dias. Entre segunda e sexta-feira as atividades podem acontecer apenas entre 5h e 20h, enquanto nos finais de semana estão proibidos exercícios físicos nos parques e academias, permitidos apenas na praia e sem o acompanhamento de um personal trainner.


“A ciência prova através de estudos que a prática de atividades físicas fortalece o sistema imunológico, sendo fundamental nesse combate ao covid. É preciso que os exercícios sejam liberados no horário normal, assim como o acesso a parques e praias, sempre respeitando os protocolos de segurança”, afirmou Wanderson Florêncio.

De acordo com o presidente Cref-12, a sociedade apoia o pleito dos profissionais de educação física e das academias e espera uma resposta urgente do Poder Público.

“Felizmente existe a consciência das pessoas que o exercício promove saúde, falta agora que seja definido como atividade essencial. Espero que o reconhecimento venha através da aprovação de projetos de lei ou até mesmo do decreto do Governo do Estado”, declarou Lúcio Beltrão.

COMENTÁRIOS