Enfermeira Adriana Carvalho fala sobre o Câncer de Mama e esclarece dúvidas sobre a doença

Enfermeira Adriana Carvalho fala sobre o Câncer de Mama e esclarece dúvidas sobre a doença

Dentre os diversos tipos de câncer que acometem a mulher, o câncer de mama tem merecido destaque devido uma alta incidência em mulheres após os 50 anos. Na estratégica Saúde da Família o enfermeiro tem papel fundamental na captação de mulheres com idade preconizadas pelo ministério da saúde (50 a 69) anos. Através de ações educativas a enfermagem mostra o quanto é importante a prevenção, assim como a detecção precoce através da auto- palpação (auto -exame), onde mensalmente a mulher em frente ao espelho ou deitada procura examinar suas mamas. No caso do exame de mamografia, a sua realização é necessária a cada dois anos, é o que recomenda o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A prevenção torna- se um fator essencial para diagnosticar precocemente o câncer de mama, que sendo tratado inicialmente suas chances de cura podem chegar a 100% . É importante que as mulheres fiquem atentas não somente a detecção, mas também sobre os fatores de risco como: * Idade, mulheres a partir de 50 anos . * Menarca precoce ( idade da primeira menstruação menor que 12 anos) . * Menopausa tardia (após os 55 anos). * primeira gravidez após 30 anos . *nuliparidade ( não ter filhos). *uso de contraceptivos em uso prolongado. *fatores genéticos / hereditários , mulheres com história de câncer de mama na família. Adriana Magna Costa Carvalho Enfermeira do HMB (Hospital Municipal dos Barreiros) e Especialista em Saúde Pública pela Uninter.

adriana-carvalho

Enfermeira Adriana Carvalho

Dentre os diversos tipos de câncer que acometem a mulher, o câncer de mama tem merecido destaque devido uma alta incidência em mulheres após os 50 anos. Na estratégica Saúde da Família o enfermeiro tem papel fundamental na captação de mulheres com idade preconizadas pelo ministério da saúde (50 a 69) anos.

Através de ações educativas a enfermagem mostra o quanto é importante a prevenção, assim como a detecção precoce através da auto- palpação (auto -exame), onde mensalmente a mulher em frente ao espelho ou deitada procura examinar suas mamas.

No caso do exame de mamografia, a sua realização é necessária a cada dois anos, é o que recomenda o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A prevenção torna- se um fator essencial para diagnosticar precocemente o câncer de mama, que sendo tratado inicialmente suas chances de cura podem chegar a 100% .

É importante que as mulheres fiquem atentas não somente a detecção, mas também sobre os fatores de risco como: * Idade, mulheres a partir de 50 anos . * Menarca precoce ( idade da primeira menstruação menor que 12 anos) . * Menopausa tardia (após os 55 anos). * primeira gravidez após 30 anos . *nuliparidade ( não ter filhos). *uso de contraceptivos em uso prolongado. *fatores genéticos / hereditários , mulheres com história de câncer de mama na família.

Adriana Magna Costa Carvalho
Enfermeira do HMB (Hospital Municipal dos Barreiros) e Especialista em Saúde Pública pela Uninter.

12-sintomas-do-cancer-de-mama-1-1-640-427

COMENTÁRIOS