3° Prêmio Pernambuco de Turismo consagrou vencedores no Cais do Sertão

Cerimônia contou com entrega de prêmios, homenagens e discursos emocionantes

3° Prêmio Pernambuco de Turismo consagrou vencedores no Cais do Sertão
Recife, 13 de dezembro de 2022 – Foi uma noite emocionante de celebração e homenagens aos profissionais e empresas que participaram da terceira edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, na noite de segunda-feira (12), no Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Sob o comando da secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, os convidados conheceram os melhores projetos em dez categorias após uma criteriosa seleção realizada por representantes do trade turístico pernambucano. 

O evento contou com Geraldinho Lins entoando o Hino de Pernambuco e a participação de Caio Braz, o garoto-propaganda do Bora Pernambucar, apresentador de TV e influenciador digital, como apresentador da solenidade. O cantor, compositor e poeta pernambucano Bruno Lins, fundador da banda Fim de Feira, também emocionou a todos com sua arte.

Em discurso de abertura, a secretária Milu Megale enfatizou a importância da participação do trade turístico e celebrou as ações desenvolvidas ao longo do ano para que o Estado voltasse a se destacar no cenário nacional e internacional, gerando emprego e renda para a população pernambucana. “O Prêmio Pernambuco de Turismo foi criado para parabenizar as melhores iniciativas desenvolvidas dentro do conceito do Bora Pernambucar, o nosso programa de interiorização do turismo, que, ao longo desses últimos quatro anos conseguiu colocar destinos que antes eram desconhecidos ou não tinham tradição no turismo, na prateleira das agências de viagens”, afirma.

3° Prêmio Pernambuco de Turismo consagrou vencedores no Cais do Sertão

Iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, o Prêmio este ano contou com 180 inscrições, sendo 106 habilitadas. “Com essa iniciativa, podemos ressaltar e ter um momento de confraternização e de divulgação onde os profissionais e empresas possam se conhecer e se entrosar de forma mais integrada”, comentou o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

Os troféus foram entregues pela secretária Milu Megale; pelo presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; pelo vice-presidente da Empetur, André Berardo, os secretários executivos Rodrigo Valença e José Carlos, além de outros diretores das instituições. Os condecorados integraram as categorias de “Agência de turismo”; “Empresa de Evento”; Estabelecimento Gastronômico”; “Equipamento Turístico e Cultural”; “Inovação e Sustentabilidade no Turismo”; “Jornalismo em Turismo”; “Meios de Hospedagem”; Município de Destaque no Turismo”; “Turismo Criativo”; e “Turismo Rural e Ecológico”.

O prêmio prestou homenagens especiais à Pessoa Amiga do Turismo, à Empresa Amiga do Turismo e à categoria In Memorian. Na Pessoa Amiga do Turismo, foram homenageados a coordenadora do Bora Pernambucar, Graça Novaes; o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, Marcelo Bento; o diretor da Globo Nordeste, Iuri Maia Leite; a publicitária Marta Lima; o presidente da Astur, Josenildo Santos; a diretora do Balé Cultural de Pernambuco, Josy Caxiado; os colunistas sociais João Alberto Martins Sobral, Mirella Martins e Roberta Jungmann, além do idealizador e criador do Castelo Armorial, em São José do Belmonte, Clécio de Novaes Barros. 

O legado deixado pelo ex-prefeito e criador do Festival de Inverno de Garanhuns, Ivo Amaral, também foi lembrado. Já na categoria Empresa Amiga do Turismo, foram homenageados Carvalheira, Adepe, Usina de Arte, Instituto Pernambuco-Porto, Porto de Galinhas CVB, B2Live, Fecomércio, Sebrae, Senar, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas. 

A homenagem especial da noite foi para o deputado e ex-secretário de Turismo, Rodrigo Novaes. “Diante das circunstâncias e do cenário que encontramos e que, muitas vezes, nos surpreendeu, fizemos tudo com muito amor, querendo acertar e que o turismo de Pernambuco pudesse se desenvolver. Milu, como secretária de Turismo, conseguiu avançar muito, colocando sempre o interesse público à frente e levando adiante os projetos concebidos por ela mesma e a equipe. Parabéns por toda a dedicação ao Estado e seu espírito público”, ressaltou.

A comissão julgadora foi composta por representantes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (Apeturr), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-PE), Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB), Associação de Turismo de Gravatá (ATG), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), Associação dos Bacharéis em Turismo (ABBTUR –PE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Confira a lista de premiados:

Agência de turismo:

1º Avant Turismo PE

2º De Pernambuco para o Mundo

3º Agência Guia de Montanha – Turismo & Eventos

Empresa de Evento:

1º Insight Feiras & Negócios

2º Conexão K

3º Cultura Iminente

Estabelecimento Gastronômico:

1º Dom Pedro Gastrobar

2º Restaurante Catamaran

3º Catamaran Pé na Areia

Equipamento Turístico e Cultural:

1º Catamaran Tours

2º Instituto Ricardo Brennand

3º Catamaran Praia Beach Club

Inovação e Sustentabilidade no Turismo:

1º Biofábrica de Corais

2º Município de Olinda

3º Município do Recife

Jornalismo em Turismo:

1º Cabueta Cultural – Jornalismo online

1º Leonardo Silva Vasconcelos – Jornalismo TV

1º Rafael Ferreira Dantas Santos – Jornalismo impresso

Meios de Hospedagem:

1º Pousada Luar

2º Hotel Kembali

3º SESC Sirinhaém

Município Destaque no Turismo: 

1º Município de Taquaritinga do Norte

2º Município de Tacaratu

3º Município do Recife

Turismo Criativo:

1º Avant Turismo PE – Os Encantos de Brejo da Madre de Deus

2º Avant Turismo PE – Os Encantos do Sertão de Itaparica

3º SESC Arcoverde

Turismo Rural e Ecológico:

1º Camping Rancho das Palmeiras

2º Hotel Fazenda Betânia

3º  Terral Ecológico

COMMENTS