“A Guarda Municipal do Recife está preparada”, dispara Vereador Marco Aurélio Filho sobre armamento da Corporação

Nesta segunda (12/12), na Câmara Municipal do Recife, o Vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou a importância do armamento da Guarda Municipal do Recife para o fortalecimento das ações de  combate à violência na Cidade.  O Parlamentar reiterou o requerimento de sua autoria que solicita à Prefeitura do Recife a realização de um estudo técnico e situacional visando à criação de um Grupamento Especial Armado da Guarda Municipal. Pela proposta, estes agentes devem atuar armados em pontos estratégicos para ajudar nas ações de combate à criminalidade e à violência. “Nosso efetivo da Guarda Municipal tem quase 2 mil homens e mulheres, mesmo desarmados já atuam na repressão à criminalidade através do GTO (Grupamento Tático Operacional). Temos também a RONDAC (Ronda de Apoio ao Cidadão), a Moto Patrulha e diversos outros grupos especializados. Ou seja, nossa Guarda está preparada, mas precisamos valorizar esses agentes que estão arriscando suas vidas para proteger nossa população”, destaca o Vereador. Desde o início do mandato, o Vereador reafirma a importância do fortalecimento de um Plano Integrado de Segurança baseado em três eixos: fortalecimento do Programa Ilumina Recife que já instalou cerca de 100 mil luminárias do tipo LED em diversos pontos da cidade, inclusive nas periferias e áreas de Morro; ampliação as ações preventivas realizadas pelo COMPAZ como forma de efetivar uma cultura de paz; e o fortalecimento da segurança ostensiva com apoio da Guarda Municipal. Ainda segundo o Parlamentar, esses assuntos estão na pauta da  “Frente Parlamentar para discussão acerca da concessão do porte de arma de fogo aos Agentes de Segurança do Recife” da Câmara Municipal do Recife, da qual é membro efetivo. Guarda Armada em Pontos Estratégicos - Atualmente, o processo de armamento envolve a solicitação formal do Município à Polícia Federal e formação de acordo de cooperação técnica de concessão do porte de arma. A proposta do Vereador Marco Aurélio Filho é que o Grupamento Armado da Guarda Municipal atue em pontos específicos da Cidade. “Sabemos que há o desejo do Secretário Murilo Cavalcanti e do Prefeito João Campos em avançar neste debate da segurança pública e apontamos como sugestão que este Grupamento Armado possa atuar nos pontos turísticos, áreas comerciais, corredores de ônibus, na orla de Boa Viagem, Mercados Públicos e no Recife Antigo. Nossa ideia é fazer uma ponte entre as forças de segurança para proteger a população. Também defendemos o diálogo com o Governo do Estado para trabalharmos conjuntamente”, pontua o Vereador.

Vereador Marco Aurélio Filho Recife
Nesta segunda (12/12), na Câmara Municipal do Recife, o Vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou a importância do armamento da Guarda Municipal do Recife para o fortalecimento das ações de  combate à violência na Cidade.  O Parlamentar reiterou o requerimento de sua autoria que solicita à Prefeitura do Recife a realização de um estudo técnico e situacional visando à criação de um Grupamento Especial Armado da Guarda Municipal. Pela proposta, estes agentes devem atuar armados em pontos estratégicos para ajudar nas ações de combate à criminalidade e à violência.

“Nosso efetivo da Guarda Municipal tem quase 2 mil homens e mulheres, mesmo desarmados já atuam na repressão à criminalidade através do GTO (Grupamento Tático Operacional). Temos também a RONDAC (Ronda de Apoio ao Cidadão), a Moto Patrulha e diversos outros grupos especializados. Ou seja, nossa Guarda está preparada, mas precisamos valorizar esses agentes que estão arriscando suas vidas para proteger nossa população”, destaca o Vereador.

Desde o início do mandato, o Vereador reafirma a importância do fortalecimento de um Plano Integrado de Segurança baseado em três eixos: fortalecimento do Programa Ilumina Recife que já instalou cerca de 100 mil luminárias do tipo LED em diversos pontos da cidade, inclusive nas periferias e áreas de Morro; ampliação as ações preventivas realizadas pelo COMPAZ como forma de efetivar uma cultura de paz; e o fortalecimento da segurança ostensiva com apoio da Guarda Municipal. Ainda segundo o Parlamentar, esses assuntos estão na pauta da  “Frente Parlamentar para discussão acerca da concessão do porte de arma de fogo aos Agentes de Segurança do Recife” da Câmara Municipal do Recife, da qual é membro efetivo.

Guarda Armada em Pontos Estratégicos –

Atualmente, o processo de armamento envolve a solicitação formal do Município à Polícia Federal e formação de acordo de cooperação técnica de concessão do porte de arma. A proposta do Vereador Marco Aurélio Filho é que o Grupamento Armado da Guarda Municipal atue em pontos específicos da Cidade.

“Sabemos que há o desejo do Secretário Murilo Cavalcanti e do Prefeito João Campos em avançar neste debate da segurança pública e apontamos como sugestão que este Grupamento Armado possa atuar nos pontos turísticos, áreas comerciais, corredores de ônibus, na orla de Boa Viagem, Mercados Públicos e no Recife Antigo. Nossa ideia é fazer uma ponte entre as forças de segurança para proteger a população. Também defendemos o diálogo com o Governo do Estado para trabalharmos conjuntamente”, pontua o Vereador.

COMENTÁRIOS