Ação realiza mutirão de cidadania em Ribeirão

Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente e aproxima a população dos serviços e políticas públicas. / Foto: Marina Silva/SPVD

Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente e aproxima a população dos serviços e políticas públicas. / Foto: Marina Silva/SPVD

A Ação de Cidadania realiza, nesta quinta-feira (dia 14), um mutirão de serviços públicos para a população de Ribeirão, município da Mata Sul do Estado. O evento é parte do Programa Governo Presente e oferece serviços para novas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, emissão da carteira de identidade, os serviços do Balcão de Direitos, testes de saúde e muitas informações a respeito das políticas sociais. A Ação de Cidadania é realizada através de articulação pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

Este ano já são 50 Ações de Cidadania realizadas, com mais de 154 mil atendimentos gerais, em todas as regiões do Estado. As ações seguem os protocolos para a proteção individual e coletiva. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Dispensadores de álcool são colocados em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço com maior demanda é o de emissão de carteiras de identidade. Atualmente, o processo de coleta de dados biométricos é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos. A emissão da primeira via da carteira de identidade é gratuita. Quem está precisando de nova via, deve realizar o pagamento uma taxa no valor de R$ 24,36. Os cidadãos que precisam também podem ter a emissão do CPF na Ação de Cidadania.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania terá serviços para quem quiser ficar em da com a saúde. Aferição da glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo.  Também haverá orientação nutricional. O evento também conta com informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento.

COMENTÁRIOS