No quarto dia da Jornada Alepe Antirracista, foram realizadas as conferências “Fortalecimento da Identidade: Construindo a Cultura do Antirracismo”, conduzida por Bernadete Lopes, militante dos movimentos de comunidades tradicionais, e “Antirracismo e Saúde Mental: Importância das Questões Étnico-Raciais na Construção de Políticas Públicas de Atenção à Saúde Mental em Pernambuco”, apresentada pelo psicólogo Guilbert Araújo. Além disso, o evento contou com apresentações artísticas do Afoxé Alafin Oyó e da cantora Gabi da Pele Preta.
A medição do debate ficou a cargo da deputada Socorro Pimentel (União). Segundo a parlamentar, a ação está na ordem do dia. “Precisamos falar, debater e fazer com que práticas antirracistas estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano”, afirmou.
Presente na ação, o deputado Gilmar Júnior (PV) falou rapidamente sobre o projeto de lei nº 1360/2023, de sua autoria, que busca incluir o ensino antirracista em Pernambuco, desde a educação básica, como forma de combater o racismo no Estado. “Precisamos entender que a cultura do racismo é estrutural, ela vem desde cedo. Trazer um ensinamento antirracista para crianças e adolescentes é enfrentar, no grande círculo vicioso do problema que é a primeira infância, esse tipo de conduta. Com isso, há uma possibilidade de mudança no viver e no tratar o outro, não importando sua cor, sua etnia”, destacou o parlamentar.