Alepe recebe campanha de combate ao diabetes

Alepe recebe campanha de combate ao diabetes

Iniciativa do deputado estadual e primeiro-secretário Clodoaldo Magalhães, a ação contou com detecção e orientação sobre a doença

Iniciativa do deputado estadual e primeiro-secretário Clodoaldo Magalhães, a ação contou com detecção e orientação sobre a doença – Imagem: Rodolfo Barbosa 

De acordo com o 9° Atlas de Diabetes, produzido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil tem cerca de 17 milhões de adultos diabéticos entre 20 e 79 anos. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), em conjunto com o Instituto Brasileiro de Diabetes (IBRADI), promoveu nesta terça-feira (19/11) o Alerta Diabetes, uma campanha de detecção e orientação sobre a doença. A iniciativa foi do deputado estadual e primeiro-secretário, Clodoaldo Magalhães (PSB).

A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre os problemas associados à doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores, entre outros. “O diabetes é uma doença que não pode ser subestimada, uma vez que ela tem complicações sérias e pode levar à morte. É fundamental que a população obtenha informações para desenvolver uma conscientização a respeito do problema, de modo a prevenir ou combater a enfermidade”, comenta Clodoaldo Magalhães.

Para a endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Pernambuco, Geísa Macedo, ações como essa tem papel importante na luta contra uma das doenças mais perigosas no Brasil. “Quando não tratado ou controlado, o diabetes pode causar diversas complicações à saúde, especialmente para o sistema cardiovascular, com comprometimento tanto de pequenos vasos (microvascularização) como dos grandes (macrovascularização). Por isso é necessário que a população esteja cada vez mais informada sobre os perigos que essa doença possui”, aponta a dra. Geísa.

COMENTÁRIOS