conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

2024

Alepe retoma atividades com chamado ao diálogo e discurso de Raquel Lyra

Na retomada das atividades legislativas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, houve uma ênfase na importância do diálogo. Durante a primeira reunião plenária de 2024, realizada no Edifício Governador Miguel Arraes, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), destacou a necessidade de um parlamento forte e com autonomia para atender às demandas da população. Por sua vez, a governadora Raquel Lyra fez uma prestação de contas da gestão estadual e reiterou o compromisso com a democracia.

Além disso, a reunião contou com pronunciamentos dos líderes do governo e da oposição, marcando assim a abertura da segunda sessão legislativa da 20ª Legislatura, que se estenderá até 31 de janeiro de 2027. Porto, ao abrir os discursos, afirmou que os canais de comunicação permanecerão “ativos e desobstruídos” com a sociedade e os demais poderes, garantindo que “todas as vozes continuarão a ser igualmente ouvidas e consideradas” em busca de avanços e melhorias para o Estado.

“Foi o espírito de coletividade, valorizando o diálogo e a busca de consensos, que nos permitiu construir a independência vista hoje na Alepe. Esta soberania nos tem fortalecido como Parlamento, como representantes do povo pernambucano”, disse. “Devemos permanecer zelosos e vigilantes para assegurar a preservação do que foi conquistado. Esta conquista, é preciso enfatizar, tem sido e continuará sendo fundamental para a grandeza desta Casa”, prosseguiu.

“Esta Casa é território de diálogo e entendimento e segue mobilizada em favor de uma sociedade justa, igualitária e solidária. Além de legislar e fiscalizar, a Alepe continuará trabalhando para assegurar direitos e, acima de tudo, garantir conquistas à população pernambucana”, finalizou.

Durante seu discurso, a governadora Raquel Lyra enfatizou que, em 2023, a Assembleia Legislativa de Pernambuco desempenhou um papel decisivo ao colaborar com medidas do Poder Executivo, tais como a reforma administrativa, a definição das novas alíquotas do IPVA, o lançamento do programa Pernambuco sem Fome e a elaboração do Plano Plurianual 2024-2027.

De acordo com ela, “o povo tem pressa e não pode ficar à mercê de disputas eleitorais”. A governadora disse ainda contar com o apoio do parlamento para acelerar as transformações em Pernambuco. “Entendo esse Poder Legislativo como protagonista no processo de mudança decidido pela população”, expressou.

Líder da oposição, a deputada Dani Portela (PSOL) fez um balanço dos debates que marcaram o ano de 2023. Entre outros temas, falou do projeto do Governo para o reajuste do piso salarial dos professores do Estado, ao qual a oposição se posicionou contrariamente por não contemplar toda a categoria. Criticou a exoneração em massa de funcionários no início da atual gestão de Raquel Lyra, que afetou as áreas de segurança pública, saúde, educação e atendimento à mulher.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.