conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ALEPE

ALEPE supera 27 mil atendimentos na área de saúde e amplia serviços médicos

Superintendência de Saúde da ALEPEA ideia é implantar em breve atendimentos de odontologia

Logo após o término do recesso parlamentar, marcado para a próxima semana, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dará início a uma série de ações voltadas para a saúde. O pacote inclui ampliação do serviço de atendimento de especialidades médicas, retomada de campanhas com foco na prevenção, realização de palestras, vacinação, consultas e exames clínicos, além de ações voltadas para o autocuidado. De março a dezembro de 2023 foram realizados mais de 27 mil atendimentos.

A agenda inclui, ainda, a continuidade do projeto ‘Alepe Cuida’, que levou, no final do ano passado, serviços gratuitos de saúde e cidadania a municípios pernambucanos. Nessa primeira fase foram contempladas as cidades de Ipojuca (1.580 atendimentos) e Carpina (680 atendimentos). A decisão de ampliar os serviços e programas foi tomada pela Mesa Diretora junto com demais deputados após avaliação da implantação de diversos projetos e atendimentos na área da saúde ao longo de 2023.

As ações voltadas para os funcionários da Casa (terceirizados, comissionados e efetivos) e público externo são coordenadas pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe. O objetivo é ofertar, durante as campanhas de prevenção, um amplo serviço de saúde, humanizado e eficiente. Atualmente a Alepe conta com diversas especialidades em saúde e a meta é expandir o atendimento ainda no primeiro semestre.

Dentre as especialidades médicas ofertadas estão cardiologia, pediatria, clínica médica, endocrinologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, urologia, oftalmologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia. Também há atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Em função de uma antiga reivindicação dos servidores, a Alepe estuda implantar serviços de odontologia ainda esse ano.

ALEPE

Estatísticas – A reestruturação nos atendimentos de saúde teve início em março de 2023 com o lançamento do programa ‘Alepe Mulher’ e o ‘Imuniza Alepe’. Durante uma semana, os funcionários da Casa e a população tiveram acesso gratuito a diversos serviços médicos, odontológicos, realização de consultas e exames médicos (mamografia, ultrassonografia, colposcopia, dentre outros) e laboratoriais, retirada de documentos, além da disponibilização de serviços de beleza, promoção de palestras e eventos artísticos. Somente naquele mês foram atendidas mais de 2,8 mil pessoas.

Outra ação de destaque aconteceu após a reestruturação do centro médico da Alepe, que passou a atuar em prédio próprio na Rua das Fronteiras, Boa Vista. De maio a outubro de 2023 foram realizados 8.804 atendimentos. A Alepe também promoveu palestras voltadas para a saúde, a exemplo da realizada contra o tabagismo, com exame de espirometria (avaliação da capacidade pulmonar). Foram promovidas ainda atividades educativas para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em agosto, a Alepe inaugurou uma sala de apoio à amamentação em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Antônio Figueira (IMIP). O espaço foi criado para atender mães lactantes servidoras da Casa e/ou cidadãs que estejam participando de atividades na instituição.

Logo após à inauguração da sala de amamentação, a Alepe lançou a campanha ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio. Na ocasião, houve palestras abertas ao público com especialistas e atividades de estímulo à saúde mental. No mesmo período, a Superintendência de Saúde reabriu o serviço de fisioterapia com a duplicação da capacidade de atendimento.

Em novembro foi a vez do lançamento da campanha ‘Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul’, destinada a fortalecer a conscientização da população em relação à prevenção e diagnóstico precoce de cânceres de mama e de próstata. Foram ofertadas, gratuitamente, diversos serviços de saúde e palestras para os servidores e ao público em geral.

Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e do primeiro-secretário da Casa, deputado Gustavo Gouveia, as ações e projetos criados pela Casa na gestão estão em sintonia com as necessidades da população pernambucana.

Para o superintendente de Saúde da Alepe, o cirurgião dentista Wildy Ferreira, a decisão de expandir os atendimentos foi tomada em função do sucesso das campanhas de prevenção e da reivindicação, tanto dos servidores quanto da população. “A Assembleia Legislativa é uma caixa de ressonância da população. Ao longo das campanhas de prevenção, verificamos a necessidade de ampliar os serviços na área da saúde e não podíamos deixar de atender a essa justa reivindicação dos servidores e da população“, afirmou.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.