Álvaro Porto propõe à Alepe criação de mecanismo de socorro direto a hospitais públicos

Álvaro Porto propõe à Alepe criação de mecanismo de socorro direto a hospitais públicos

Equipe do deputado entregou doação de cadeiras de banho aos hospitais

Deputado Álvaro Porto não poupou críticas ao Governo do Estado – Imagem: Roberto Soares

O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) propôs, em discurso na tarde desta quarta-feira (13.03), que a Assembleia Legislativa se mobilize para criar um mecanismo que garanta a chegada de recursos diretamente aos hospitais públicos.

De acordo com o petebista, é importante que a casa assuma o socorro aos hospitais e garanta a chegada de eventuais doações de parlamentares e, principalmente, de recursos de emendas às unidades de saúde.

Porto sugeriu que fosse feita uma consulta ao Procurador Geral da Alepe, Hélio Lúcio Dantas da Silva, para saber o que se pode ser feito dentro dos limites legais. “É viável, por exemplo, criar uma entidade que centralize os recursos?”, questionou. Segundo ele, caso seja efetivada, a entidade poderia contar com um conselho formado por gente do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, da Assembleia, além de representantes da sociedade civil.

“É necessário que encontremos algum caminho seguro que permita que os recursos indicados nas emendas sejam liberados e, principalmente, revertidos em favor de quem precisa. No caso específico da Saúde, de nada adianta nos mobilizarmos se não tivermos como garantir que o dinheiro das emendas chegue com celeridade aos hospitais.”

O petebista destacou que, mesmo sendo um governo de continuidade, tinha decidido dar uma trégua e só voltar a ocupar a tribuna após cem dias do segundo mandato do governador Paulo Câmara (PSB). Entretanto, ele decidiu se antecipar diante do que tem sido fiscalizado e denunciado pela oposição na Casa. “Tenho acompanhado, com atenção, as blitzes realizadas pela oposição nos hospitais e, infelizmente, o caos e as desgraças que os deputados têm encontrado e denunciado aqui na Assembleia só confirmam a incapacidade do Governo de Pernambuco em resolver os problemas da Saúde”.

Para ele, o sucateamento de equipamentos, a inexistência de medicamentos e materiais básicos, a falta de condições de trabalho e, principalmente, as desumanidades a que pacientes são submetidos em ambientes sem higiene e o mínimo de dignidade, continuam sendo, assim como no primeiro mandato de Câmara, o cartão de visita dos hospitais neste segundo governo.

Porto lembrou ainda que o combate às deficiências na Saúde estadual marcou sua atuação na Casa no primeiro mandato. “Seja por meio de pronunciamentos, pedidos de informações e encaminhamentos de denúncias ao Ministério Público, as deficiências da Saúde pautaram nossos trabalhos de fiscalização, cobranças e denúncias”.

DOAÇÕES – No discurso, o deputado afirmou que a calamidade encontrada pelas blitzes nos hospitais Hospital Getúlio Vargas e Otávio de Freitas lhe chamou tanto a atenção que decidiu, por conta própria, tentar amenizar a situação. Na manhã desta quarta-feira (13.03), uma equipe do seu gabinete entregou cinco cadeiras de banho no HGV e outras cinco no Otávio de Freitas.

Equipe do gabinete do deputado fez doações de cadeiras de banho aos hospitais Getúlio Vargas e Otávio de Freitas

“No HGV, funcionários agradeceram a doação e aproveitaram para pedir jalecos para o bloco cirúrgico. No Otávio de Freitas, a mesmo sentimento de gratidão foi externado por servidores que receberam as cadeiras”, disse. “Estamos agora providenciando 50 kits de lençóis para também serem entregues aos hospitais. E informamos aos deputados que queiram se associar a esta iniciativa, que estejam à vontade para se juntar a nós, frisou.

O deputado salientou que cada cadeira de banho, não passou de R$ 190,00 e disse ainda que o preço, constatado nesta terça (12.03) é, inclusive, bem menor do que os R$ 230,00 que o Governo pagou pelo equipamento em compra feita há dois anos, segundo o Portal da Transparência.  “Esta diferença entre os preços, é bom salientar, cabe ao Tribunal de Contas investigar. A mim, cabe denunciar, como estou fazendo agora”.

O deputado disse ainda que colaborações diretas em casos emergenciais podem ser vistas como um paliativo ou oportunismo, mas podem ter um papel crucial para evitar sofrimentos. “É um absurdo um hospital dispor de apenas uma única cadeira de banho. É humilhante para os doentes e para o corpo técnico dos hospitais”, afirmou “O abismo entre a realidade dos hospitais e os milhões investidos na gestão direta e nas Organizações Sociais permanece, lamentavelmente, gigantesco em Pernambuco”, arrematou.

Para o deputado, o caos e a desumanidade no atendimento a quem recorre aos hospitais estaduais cruzaram as gestões de Paulo Câmara e permanecem sendo mazelas que penalizam crianças, jovens e adultos. “Este quadro nos diz respeito e exige de nós uma solução”, finalizou.

APARTES – Em aparte, o líder da oposição, Marco Aurélio (PRTB), exaltou o fato de Porto sair da trégua e antecipar o seu retorno à tribuna. Disse que o petebista demonstrou que “quando se quer se resolver algo, se resolve”. “O senhor está fazendo o que o governo devia fazer”, disse.

A deputada Priscila Krause (DEM) destacou que não deve faltar quem aponte pirotecnia e oportunismo na atitude de Porto. Porém, disse ela, seria importante se pensar no que o governo Paulo Câmara deve fazer, mas não faz. Por sua vez, Antônio Coelho (DEM) ressaltou a contribuição de Porto ao trabalho da oposição e frisou que a causa da saúde é uma questão de Estado. “Está acima de oposição e governo”.

COMENTÁRIOS