Andreza Romero pede que PCR fiscalize comercialização de pomadas que causam lesões nos olhos antes do Carnaval; Romero replica pedido ao Estado

Saiba mais informações clicando no link

Vereadora Andreza Romero Recife

A uma semana da abertura oficial do Carnaval do Recife, a vereadora Andreza Romero encaminhou ofício ao governo municipal solicitando a adoção de medidas de fiscalização do uso das pomadas capilares para trançar cabelos correlacionadas com os casos de lesões nos olhos que podem até causar cegueira temporária. Mesmo com a comercialização suspensa por uma portaria publicada pelo Governo Federal no início deste ano, mais de 100 casos de reações adversas aos produtos foram registrados no Grande Recife nos últimos dias.

No texto, a vereadora cita que a “Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, nos dias 23 e 24 de janeiro, novas medidas de fiscalização para as pomadas capilares para trançar cabelo, com relação à investigação sobre a ocorrência de eventos adversos graves após o uso dos produtos”. Com o alerta de que todos os produtos (de nove marcas diferentes) podem oferecer riscos à saúde, Andreza também questiona se já existe o planejamento de recolhimento das pomadas.

O deputado Romero Albuquerque encaminhou o mesmo pedido ao Governo do Estado, cobrando o posicionamento da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.

“Como cresceram no período pré-carnavalesco, os casos devem crescer nas próximas duas semanas com a chegada do Carnaval. O Governo Federal determinou a interdição do produto, numa medida cautelar que visa proteger a população. É importantíssimo que a Secretaria Estadual de Saúde se posicione nestes dias, para evitar o agravamento da situação”, o deputado recomendou.

COMENTÁRIOS