Após votação, proposta de Clodoaldo Magalhães que torna obrigatório teste do bracinho é aprovada no plenário

Após votação, proposta de Clodoaldo Magalhães que torna obrigatório teste do bracinho é aprovada no plenário

Aprovado anteriormente pelas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), o Projeto de Lei Ordinária nº 103/2019, idealizado pelo Deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), foi aprovado nesta quarta-feira por unanimidade no plenário da Casa Legislativa. O projeto segue agora para sanção do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), último passo antes de se tornar lei. A proposta prevê que as crianças, a partir de três anos, atendidas nos hospitais, clínicas e demais unidades de saúde do estado terão a pressão arterial aferida durante as consultas pediátricas. Além de identificar alterações na pressão arterial, o teste tem como objetivo o rastreio, diagnóstico e a prevenção de doenças cardíacas e renais. “O teste do bracinho é uma medida muito simples e faz com que você descubra as crianças que começam a ter aumento da pressão sanguínea ainda muito novas. Com essa medida, você economiza muitos recursos públicos de saúde, evitando que essa pressão aumentada continue destruindo a saúde do cidadão, o que no futuro trará prejuízos enormes com os tratamentos das complicações para o paciente”, afirmou o parlamentar. Aprovado com 33 votos durante sessão no plenário, o projeto teve inclusão de emenda ao art. 1º do Projeto de Lei Ordinária nº 103/2019. A redação ficou assim : “Os hospitais, clínicas e demais unidades de saúde públicas do Estado de Pernambuco ficam obrigados a realizar o “teste do bracinho em crianças a partir de 3 (três) anos de idade durante as consultas pediátricas.”

Aprovado anteriormente pelas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), o Projeto de Lei Ordinária nº 103/2019, idealizado pelo Deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), foi aprovado nesta quarta-feira por unanimidade no plenário da Casa Legislativa. O projeto segue agora para sanção do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), último passo antes de se tornar lei.

A proposta prevê que as crianças, a partir de três anos, atendidas nos hospitais, clínicas e demais unidades de saúde do estado terão a pressão arterial aferida durante as consultas pediátricas. Além de identificar alterações na pressão arterial, o teste tem como objetivo o rastreio, diagnóstico e a prevenção de doenças cardíacas e renais.

“O teste do bracinho é uma medida muito simples e faz com que você descubra as crianças que começam a ter aumento da pressão sanguínea ainda muito novas. Com essa medida, você economiza muitos recursos públicos de saúde, evitando que essa pressão aumentada continue destruindo a saúde do cidadão, o que no futuro trará prejuízos enormes com os tratamentos das complicações para o paciente”, afirmou o parlamentar.

Aprovado com 33 votos durante sessão no plenário, o projeto teve inclusão de emenda ao art. 1º do Projeto de Lei Ordinária nº 103/2019. A redação ficou assim : “Os hospitais, clínicas e demais unidades de saúde públicas do Estado de Pernambuco ficam obrigados a realizar o “teste do bracinho em crianças a partir de 3 (três) anos de idade durante as consultas pediátricas.”

COMENTÁRIOS