conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Entrevista

Apresentada como ‘Uma das revelações da política pernambucana’, Débora Almeida concedeu entrevista a João Alberto

Deputada Débora Almeida

Deputada Débora Almeida – foto: Matheus Augusto 

A parlamentar tucana, que vivenciou um ano produtivo e totalmente sem ausências em todas reuniões e sessões legislativas nas ações parlamentares, teve uma conversa agradável e esclarecedora sobre seu desempenho no mandato, pretensões e conjuntura política no estado com o Governo Raquel Lyra

Procuradora Federal concursada, sendo eleita e reeleita a primeira mulher prefeita no município de São Bento do Una, no agreste e atualmente atuante deputada estadual pelo PSDB, já tendo cumprido seu primeiro ano legislativo sem faltar sequer a uma das reuniões e sessões e tendo a oportunidade de inovar a história da Casa de Joaquim Nabuco, sendo a primeira mulher a assumir a Comissão de Finanças, além de pertencer a outros colegiados internos, Débora Almeida sentiu-se muito à vontade na entrevista concedida na tarde desta terça-feira (16/1) ao programa do decano João Alberto, exibido pela TV Tribuna, Recife.

TRAJETÓRIA

Na entrevista, ela falou sobre seus primeiros contatos com o ambiente político em seu município, através do seu pai, empresário Zé Almeida. Em um dos relatos, Débora narrou uma visita do então presidenciável Mário Covas – ex-governador de São Paulo – à São Bento do Una, época na qual seu pai já era filiado à legenda tucana. Falou ainda sobre a experiência de ser prefeita, quando ainda pertencia ao PSB e após deixar o comando da cidade em 2020 e voltar as suas atividades na Procuradoria, já sem vislumbrar em seguir na vida política, foi convencida por Raquel Lyra, em 2022 a integrar ao partido e disputar uma vaga de deputada.

“Conhecia Raquel de anos anteriores, ainda prefeita em 2012 quando ela, deputada teve nosso apoio e boa votação em São Bento do Una. Ela pediu votos para mim em cima de um trio elétrico e foi lá que nossa amizade começou e desde aquele período nossos laços se fortaleceram. Em 2014 votei nela para estadual e logo depois em 2016, quando eu ganhei minha reeleição, fui a Caruaru apoiá-la, e ela sagrou-se a primeira prefeita de lá no 2º turno!”, disse Débora ao jornalista. Afirmando sua crença no projeto de Raquel, desde o recente encontro em 2022 quando a atual governadora narrou suas pretensões, Débora deixou o PSB e ingressou na legenda tucana, para respeitar a coerência partidária embarcando ‘de corpo e alma’ ao projeto mais adiante bem sucedido para ambas.

MULHERES NO PODER

A deputada ainda falou sobre a importância para as mulheres da maior presença feminina na gestão do Palácio do Campo das Princesas, o que de fato cria uma maior representatividade do gênero para o desenvolvimento de políticas públicas que se voltem para causas como saúde, segurança, oportunidade de emprego, entre outras demandas.

Esse olhar sensível, na sua opinião converge não apenas para demandas especificamente femininas, mas para pautas amplas, já que grande parte das mulheres atualmente cumprem papéis mais abrangentes dentro da conjuntura social e familiar.

A VOZ DO AGRESTE E A VOZ DO AGRO’

A deputada, durante a entrevista a João Alberto, explicou que o codinome que a identifica e a consagrou desde o início da sua campanha, ainda em 2022 ‘A Voz do Agreste’, nasceu exatamente da sua origem, já que por não ter prefeitos locais aliados, para se fazer conhecida no pouco tempo de pré-campanha e campanha, empreendeu uma verdadeira maratona pelas emissoras de rádios da região – algumas das quais já utilizava em entrevistas como prefeita – e quando nas ruas e feiras livres, era reconhecida por eleitores por sua voz e posicionamentos -.

A partir daí, a candidata lhes entregava cartões com links para suas mídias sociais, sempre bem cuidadas e atualizadas. Já no aspecto da sua presença nas feiras livres, até hoje a parlamentar reconhece como um ambiente cultural e que apresenta múltiplos aspectos.

FORTALECER O PARTIDO É NECESSÁRIO

Escolhida para ser vice-presidente do PSDB no estado, que tem o empresário Fred Loyo como o dirigente, Débora revelou que “Não adianta querer se ter candidatura nacional, se não existir força da legenda nas bases, nos municípios”. Por isso analisa como prioridade da sigla fazer crescer o número de filiados no estado, entre pré-candidatos a vereadores e a prefeitos, já para a disputa deste ano.

CRENÇAS: EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIAL

Como uma gestora que investiu muito na educação e saúde do seu município, quando foi buscar na educação, então referência, de Sobral no Ceará, novas visões sobre a educação, Débora também enalteceu as decisões de Raquel Lyra neste segmento. No caso do recém lançado ‘Todos pela Educação”, o envolvimento do Governo do Estado com o trabalho das prefeituras demonstra o interesse do Governo em iniciar um grande processo educacional que fará diferença no futuro. Na saúde, inquirida pelo profissional, referiu-se com entusiasmo no investimento das 5 maternidades anunciadas por Raquel, uma delas a ser entregue em breve em Caruaru e outra a ser construída em Garanhuns, ambas no agreste.

Segundo Débora ela, sobre as creches que também compunha a série de compromissos da governadora ainda em campanha, a construção da personalidade da criança nasce nesses equipamentos e que é a base de tudo para fazer toda a diferença no seu futuro.

A conversa durou cerca de meia hora e pode ser vista no link abaixo:

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.