O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos/PE), que atua como Coordenador da Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, manifestou a necessidade de preservar os incentivos fiscais propostos na Reforma Tributária para o Polo Automotivo localizado no Nordeste e no Centro-Oeste. A votação da Reforma está programada para ocorrer nesta sexta-feira (15) na Câmara dos Deputados.
Em pronunciamento realizado no plenário da Câmara na noite de quinta-feira (14), Coutinho ressaltou a importância de não tratar de forma uniforme regiões que apresentam disparidades, sublinhando a imperiosa urgência de promover a geração de empregos e renda nos estados economicamente mais desfavorecidos. O deputado destacou a relevância de considerar as peculiaridades regionais ao reformular o sistema tributário, visando equilibrar o desenvolvimento econômico e social em todo o país.
“O Nordeste tem 26% da população brasileira, porém 47% dos brasileiros que vivem em situação de pobreza”, exemplificou. “Há um lobby muito grande das montadoras do Sul e do Sudeste para que se acabe com o Polo no Nordeste e Centro-Oeste. Dizem que é uma concorrência desleal, ms esquecem de dizer que essas mesmas montadoras têm bilhões em incentivos da Argentina e do Mercosul. Recebem reembolso antecipado do IVA, redução do Imposto de Renda e isenção de taxas de exportação até 2031”, acrescentou.
Ele pontuou que 68% das picapes vendidas no brasil são produzidas na Argentina e que a Ford saiu do brasil e se instalou no país vizinho. “Como se pode imaginar que a fábrica da Stellantis, uma das melhores do mundo, que gera 14,7 mil empregos, iria se instalar no Nordeste sem incentivos? Por isso, estamos invocando todos os deputados para que votem a favor do Nordeste”, concluiu.
