Autoridades lamentam falecimento do ex-governador Joaquim Francisco

Políticos destacam honrosa trajetória do ex-governador


Faleceu na tarde desta terça-feira (03/08), aos 73 anos de idade, o ex-governador Joaquim Francisco.

O ex-governador estava internado há algum tempo em decorrência de uma luta contra um câncer de pâncreas.

O velório acontecerá nesta quarta-feira (05/08) de 08:00 às 12:00 hs no Palácio do Campo das Princesas. Ja a cerimônia de cremação ocorre às 15:00 hs no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

CONFIRA:

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança.

Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.

Deputado Eriberto Medeiros – Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Com pesar recebo a notícia da morte do ex-ministro, ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado Joaquim Francisco. Assim que assumi a Prefeitura do Recife, em 2013, conversei comia ex-prefeitos e tive a oportunidade de ouvir de Joaquim Francisco os desafios de comandar a capital.

Deixo aqui os meus sentimentos aos familiares e amigos.

Geraldo Júlio – Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-prefeito do Recife

Na tarde desta terça-feira, Pernambuco foi surpreendido com a notícia do falecimento de Joaquim Francisco. Ele que foi governador do Estado, Prefeito do Recife, Ministro e Deputado Federal, manteve uma amizade muito forte com o saudoso Guilherme Uchoa, durante toda a vida e refletia seus valores na sua forma de fazer política, buscando sempre a ética, comprometimento, trabalho e a forma única de afirmar que “palavra não precisa de cartório.”

Em suas redes sociais Guilherme Uchoa Jr, lamentou o falecimento do político e exaltou o respeito que tinha por ele e pela sua forma de fazer política, que muito se parecia com a de seu pai, fazendo verdadeiros amigos no cenário político pernambucano: “Joaquim, deixa um legado enorme na política pernambucana. De perfil conciliador e amigo, foi um exemplo de homem público e assim como meu pai, deixou uma grande marca no nosso Estado.”

Joaquim Francisco estava internado no Hospital Português, para tratamento de um câncer no Pâncreas, onde infelizmente não resistiu e nos deixou esta tarde.

Guilherme Uchôa Júnior – Deputado estadual

É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, com quem tive a honra de conviver. Joaquim além de político leal e competente, que marcou história, era um ser humano íntegro. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande referência. 

João Lyra Neto – Ex-governador de Pernambuco

Um homem público de grandes valor e cultura e com relevantes contribuições à vida do povo pernambucano. Aos familiares e amigos, expressamos votos de pesar e solidariedade.

Ernani Medicis – Procurador-geral do Estado de Pernambuco

Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência política para Pernambuco. Com a trajetória marcada pela correção e a ética, Joaquim Francisco estava à frente de todos os debates sobre a política de Pernambuco. Deixa como legado relevantes serviços prestados ao nosso Estado como prefeito do Recife, governador, ministro de Estado e deputado federal. Minha solidariedade aos familiares e amigos.

Fernando Bezerra Coelho – Senador

A morte de Joaquim Francisco representa uma grande perda para Pernambuco.

Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas.

Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois mantinha-se sempre atualizado.

Tenho certeza de que o povo de Pernambuco saberá a esta hora lhe prestar um justo tributo.

Deixo a expressão de meu profundo sentimento de pesar e de solidariedade a Dona Silvia e a toda sua família.

Armando Monteiro Neto


Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Tive a honra de começar a minha vida pública como seu oficial de gabinete no governo de Pernambuco. Conciliador, firme, homem de palavra. Nunca abriu mão de seus princípios. Governador, prefeito do Recife, ministro de Estado, deputado federal. Honrou como poucos a tradição pernambucana. Exemplo de homem público, fará muita falta. Hoje perdi um amigo, um conselheiro. Meus sentimentos a sua esposa, Silvia, às filhas e netos e a todos os milhares de amigos e admiradores que Joaquim cultivou ao longo dos anos.

Bruno Araújo
Presidente Nacional do PSDB

Perdemos hoje um grande homem público. O ex-governador Joaquim Francisco fez sua trajetória na política sempre representando os pernambucanos com firmeza e capacidade de diálogo. Na década de 90 fui às ruas como seu militante. Continuará sendo referência para todos nós. Meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares, em especial à sua esposa Sílvia e suas filhas Fernanda, Luciana e Cristiana.

Fernando Monteiro – Deputado federal

O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco. Grande nome da política brasileira, Joaquim também foi prefeito do Recife, deputado federal e deixa grandes ensinamentos.

Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa e filhos. Que Deus conforte o coração de todos!

Eduardo da Fonte – Presidente do Partido Progressistas/Pernambuco

Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente. 

A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos. 

Ricardo Teobaldo
Deputado Federal e Presidente do Podemos

Registramos com profundo e sincero pesar o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. 

Joaquim faz parte de uma estirpe política que traz as marcas do compromisso intransigente com os valores morais mais caros de Pernambuco. Sério, decente, correto, leal, probo, esse era Joaquim.

Teve a oportunidade de, como homem público que ocupou diversos cargos, através dos seus gestos e atitudes, sempre expressar o espírito altivo e o irredentismo de Pernambuco. No momento tão desafiador que vivemos, o legado de Joaquim servirá de farol para nosso País, nosso Estado e nossa gente.

Em nome de sua mulher Silvia e seus filhos, e do fraterno amigo secretário da Casa Civil, José Francisco Neto, prestamos nossa solidariedade à família. Que Deus o guarde em merecido lugar e conforte toda a família.

Danilo Cabral – Deputado Federal

“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do amigo e ex-governador Joaquim Francisco. Seu valor para a história de Pernambuco e do Brasil é incontestável, mas registro seu imenso valor como amigo. Joaquim, que venceu tantos males ao longo de sua vida, agora pode, enfim, descansar. A nós, restam a saudade, os ensinamentos, o exemplo e a esperança do reencontro, quando Deus achar que este deve acontecer. Nossos mais sinceros pesares aos seus familiares. Pernambuco perde um grande homem, um bravo guerreiro, que, assim como seu legado, torna-se, agora, imortal.”

Aluízio Albuquerque, advogado, com seu filho, deputado Romero Albuquerque, e Andreza Romero, vereadora do Recife.

Estamos decretando luto oficial por sete dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito do Recife, Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses.  Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor.

João Campos – Prefeito do Recife


“É com profundo pesar que recebo a triste notícia de que Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus maiores líderes, um dos grandes pensadores e entusiasta da boa política. De uma trajetória marcada por grandes feitos e laços construídos em favor do nosso estado, destacou-se como prefeito, deputado federal, ministro e governador de Pernambuco. Construímos uma boa relação, da qual, com certeza, sentirei muita falta. Deixo aos familiares, amigos e apoiadores, meus mais sinceros sentimentos.”

Anderson Ferreira
Prefeito do Jaboatão dos Guararapes

Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente.

Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo.

Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco.

Miguel Coelho – Prefeito de Petrolina

Uma vida dedicada à causa pública que deixa um legado imenso para o estado e nossa população. Registre-se que foi durante seu governo que nasceu o Festival de Inverno de Garanhuns, com o apoio necessário para se tornar o grande evento que se tornou, que evidencia a cada ano a nossa cultura e impulsiona a nossa economia.

Com a certeza de que sua missão foi cumprida, resta-nos agradecer a dedicação com a qual sempre olhou por nossa região. Obrigado, amigo.

Aos parentes e amigos, nossos mais sinceros sentimentos. Que Deus, em sua infinita bondade, conceda a todos o conforto neste dia difícil.

Sivaldo Albino – Prefeito de Garanhuns


Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos do ex-governador Joaquim Francisco , um homem gentil , aberto ao diálogo e que sempre enaltecia nosso Pernambuco. Dr. Joaquim tinha a elegância no trato com as pessoas, foi um diplomata  por onde passou com suas  várias missões políticas,  seja aqui no nosso estado e no país . Manisfesto meu profundo pesar pela grande perda que estamos vivendo neste dia de luto, mas com a certeza que fica o legado de um grande homem público. Vou sentir muita falta do seu sotaque pernambucanês. Vai com Deus , amigo.

Professora Elcione Ramos – Prefeita de Igarassu


Lamento profundamente a morte do ex-governador Joaquim Francisco, que também exerceu o mandato de prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Um homem inteligente, que prezou pela boa política, pelo diálogo e, acima de tudo, sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Nesse momento de dor, em nome da ex-primeira-dama Drª Silvia Cavalcanti, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública. 

Silvio Costa Filho – Deputado federal e presidente do Republicanos/PE


Recebi com pesar a notícia do falecimento do querido Joaquim Francisco, a quem tenho profunda admiração pelo político inspirador e por sua história no nosso estado como governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal.

Nosso último encontro foi on-line, há um ano, durante o Projeto 100 Dias, quando o convidei para palestrar aos tucanos sobre os desafios de uma eleição marcada pela pandemia.

Sentar para ouvir suas histórias era sempre agradável, foram verdadeiros momentos de aprendizado.

Pernambuco perde com sua partida. Meus sentimentos à família.

Alessandra Vieira – Deputada estadual

Pernambuco perde a referência e a liderança de Joaquim Francisco. Em todas as funções públicas que desempenhou, Joaquim deixou como marca maior o amor pelo nosso estado. Foi deputado constituinte, ministro, prefeito do Recife e governador do estado se pautando pela ética e transparência em todas as funções que exerceu. Homem público de posicionamento firme, Joaquim sempre será lembrado pelos enormes serviços prestados ao estado de Pernambuco. Os nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos amigos e familiares.

Wanderson Florêncio – Deputado Estadual

“Sou mais Recife, sou mais Joaquim. Meu voto vale muito, meu voto é Joaquim”.

O slogan da campanha de 1988 à Prefeitura do Recife bate forte no coração. No dia de hoje, com a partida de Joaquim Francisco, tantas lembranças e, principalmente, aprendizados vêm à tona. Como militante partidária, ainda sem o título de eleitor, também aprendi a amar e lutar pelo Recife pelo olhar dele. De lá para cá, a política e a amizade familiar nos uniu de forma definitiva. Não imaginava que lá na frente teria a honra e a responsabilidade de receber o seu importante e decisivo apoio para nossas batalhas políticas e eleitorais.

Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados. Referência nacional de administração pública séria e eficaz, Joaquim deixa como um dos grandes legados à nação a exitosa e atualíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi um dos principais formuladores, celebrando o zelo que lhe foi peculiar – e já faz tanta falta – no trato da coisa pública.

Sílvia, filhas, genros e netos, recebam o meu abraço apertado e muitas orações, na certeza de que Deus nos dá forças. Joaquim sempre estará vivo por meio de seu legado, exemplo de dignidade e compromisso público.

Priscila Krause – Deputada estadual

 

Hoje Pernambuco perdeu uma importante liderança política. O ex-governador Joaquim Francisco deixa um legado marcado pela seriedade com a gestão pública e compromisso com o povo pernambucano. Joaquim Francisco teve essas características em todas as suas atribuições, sendo prefeito do Recife, deputado federal, ministro e governador.

Durante seis anos, o PSB teve a honra de ter Joaquim como filiado. À sua esposa Silvia, suas filhas e amigos, nosso voto de pesar.

Sileno Guedes – Presidente estadual do PSB

COMENTÁRIOS