Autoridades lamentam morte do empresário Ricardo Brennand

Saiba mais informações clicando no link

Armando Monteiro lamenta a morte de Paulo Gustavo Cunha
Deputado João Paulo Costa lamenta morte de conselheiro tutelar de São José da Coroa Grande
Eriberto Medeiros lamenta falecimento de Paulo Gustavo Cunha

Autoridades enviaram nota ao Blog Ponto de Vista lamentando o falecimento do empresário Ricardo Brennand.

Brennand morreu, na madrugada de hoje (25/04), aos 92 anos, vítima do novo coronavírus, o empresário pernambucano Ricardo Brennand, um dos mais importantes do PIB nordestino. O fundador do instituto que leva seu nome estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Real Hospital Português, localizado na área central do Recife, há uma semana.

Confira notas:

 

PAULO CÂMARA – GOVERNADOR DE PERNAMBUCO

“O falecimento do empresário Ricardo Brennand deixa uma lacuna irreparável na história de Pernambuco. Não apenas pelo seu espírito empreendedor, sempre preocupado com o desenvolvimento econômico do nosso Estado, mas também no âmbito social e cultural. Apaixonado pelas artes, ele nos deixa como legado o instituto que leva seu nome, no bairro da Várzea. O Instituto Ricardo Brennand notabilizou-se internacionalmente e já recebeu mais de três milhões de visitantes desde sua fundação em 2002, promovendo intercâmbios e apoiando escolas públicas e privadas no estudo da história do nosso Estado e do Brasil. Neste momento de profundo pesar, quero externar minha solidariedade a sua esposa D. Graça, aos seus filhos e demais familiares e amigos.”

 

GERALDO JÚLIO – PREFEITO DO RECIFE

“Ricardo Brennand foi um empreendedor de grande sucesso, um colecionador incomparável e um ser humano admirável. Pessoa amável, atenciosa e muito querida. Fará muita falta. Tive o imenso prazer de conhecê-lo e estar com ele em várias oportunidades. A presença dele sempre era muito marcante e agradável a todos. Um homem de gestos largos com as pessoas e com a cidade. Minha solidariedade à família e aos amigos”.


ANDERSON FERREIRA – PREFEITO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES 

“É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ricardo Brennand na madrugada de hoje. Engenheiro e empresário de imensa notoriedade em nosso estado, Ricardo nos deixa um grande e importante legado nas áreas da cultura e economia. Nossos sentimentos à família, amigos e admiradores.”

FERNANDO BEZERRA COELHO (SENADOR), FERNANDO FILHO (DEPUTADO FEDERAL), ANTÔNIO COELHO (DEPUTADO ESTADUAL) e MIGUEL COELHO (PREFEITO DE PETROLINA)

”Passamos por um duro momento em que os acontecimentos pesarosos se avolumam a todo instante. Hoje, é mais um desses dias, quando já amanhecemos com um sentimento de profundo pesar pela partida de um grande brasileiro, Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário de sucesso e entusiasta das artes, Brennand deixa um legado incalculável em diversas frentes. Propiciou o desenvolvimento de nosso estado, gerando riqueza e empregos. Incentivou a cultura e a educação ao fundar um esplendoroso centro de artes no Recife, o Instituto Ricardo Brennand, patrimônio que atrai turistas de todos os cantos e leva o nome de Pernambuco além-fronteiras. Essas são apenas algumas das marcas deixadas na história de nossa terra por esse grande brasileiro. Nós familiares estamos enlutados, sabemos também que toda a sociedade pernambucana sente essa triste partida. Resta-nos o alento de lembrar que seu legado segue perene e motivo de orgulho ao povo nordestino. Descanse em paz, Ricardo Brennand.”

ARMANDO MONTEIRO NETO – EX- SENADOR DA REPÚBLICA

Ricardo Brennand foi uma figura extraordinária. Na dimensão empresarial gerou iniciativas pioneiras em diversos segmentos da atividade econômica, sempre muito bem-sucedidas.  Mas foi como notável empreendedor na área cultural que nos revelou toda sua dimensão humana e seu espírito comunitário. O instituto Ricardo Brennand, os valores e princípios transmitidos aos seus familiares irão, com certeza, perenizar a sua obra e o seu legado.


SÍLVIO COSTA FILHO (REPUBLICANOS) – DEPUTADO FEDERAL

“Foi com tristeza que recebi a notícia da morte de Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário, colecionador e fundador do Instituto Ricardo Brennand, ele era uma referência do Estado e do Brasil.

Pernambuco perde muito com o falecimento dele. O seu legado, com toda certeza, ficará no coração de todos nós. Nossa solidariedade à família e aos amigos que ele reuniu ao longo da vida.”

GUILHERME UCHÔA JÚNIOR – DEPUTADO ESTADUAL E SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DA ALEPE

Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento de Ricardo Brennand que muito contribuiu para o desenvolvimento da cultura e da indústria no nosso estado. Por causa da sua atuação nessas duas áreas era prestigiadíssimo dentro e fora do pais.
Minhas condolências sinceras aos seus familiares e amigos.

ANDRÉ FERREIRA (PSC) – DEPUTADO FEDERAL 

Com a morte de Ricardo Brennand, o nosso Estado perde uma das suas principais referências nos campos empresarial e cultural, que deixa um legado imensurável para o desenvolvimento de Pernambuco. Um exemplo é o seu instituto, que projetou-se para além do Brasil, colocando Recife roteiro obrigatório no mundo das artes. Que Deus conforte a família, nesse momento de dor.

 

FERNANDO MONTEIRO (PP) – DEPUTADO FEDERAL

“Distante da família, em função do momento em que vivemos, lamento demais o falecimento de meu tio-avô Ricardo Brennand. Nosso povo perde uma referência de empreendedorismo e, claro, de incentivo à arte e à cultura. Eu, perco um familiar querido. Tio Ricardo era esposo de minha tia-avó, Gracita, irmã de meu avô Múcio. Será sempre um orgulho termos, na família, o idealizador do Instituto que é patrimônio de todos os pernambucanos. Ele deixou seu belo legado para a família, para o Brasil e o mundo. Muito obrigado tio! Esteja em paz“

ALBERTO FEITOSA (PSC) – DEPUTADO ESTADUAL

“Recebemos nesta manhã a triste notícia do falecimento de Dr. Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário, um homem de visão, que no ramo industrial do cimento, aço, vidro e porcelana contribuiu grandiosamente com a economia pernambucana.

Um amante das artes que nos proporciounou um mergulho enriquecedor nesse mundo através do Instituto Ricardo Brennand. Uma grande perda para todos os brasileiros e pernambucanos, que assim como eu, o admiravam. Meus sentimentos à família. Fiquem com Deus.“


WANDERSON FLORÊNCIO (PSC) – DEPUTADO ESTADUAL
”Recebemos com imenso pesar a notícia do falecimento do empresário Ricardo Brennand. Pernambuco e o Brasil perdem uma personalidade de muito sucesso e prestígio. Apaixonado pela nossa terra e pelas artes, deixa como legado o Instituto Ricardo Brennand, uma verdadeira jóia na cidade do Recife. Meus profundos sentimentos e que Deus o receba e conforte sua família.“
GONZAGA PATRIOTA (PSB) – DEPUTADO FEDERAL
Pernambuco perde um grande colecionador e incentivador das artes. O empresário e engenheiro pernambucano Ricardo Brennanddeixa um grande legado histórico e cultural para as futuras gerações e será pra sempre imortalizado na memória e na história da arte brasileira por tudo que fez e hoje compõe um conjunto de valor imensurável para nosso estado e para o país. Neste dia de tristeza, que ele possa encontrar muita paz por tudo que deixou de legado para todos nós. Quero expressar meu profundo pesar a todos os seus familiares, amigos e admiradores neste momento de dor.
BRUNO ARAÚJO – PRESIDENTE NACIONAL DO PSDB

Nota de pesar
É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o engenheiro, industrial e colecionador pernambucano Ricardo Brennand.
Um brasileiro à frente de nosso tempo. Um homem apaixonado pela família e pela arte, grande nos gestos e nas obras.
Em vida se tornou uma especial referência. O Instituto Ricardo Brennand, um complexo arquitetônico e cultural único em Pernambuco, considerado um dos mais importantes museus da América do Sul, é um de seus legados de amor a seu estado.
Deixo aqui a minha solidariedade a Dona Gracita, sua companheira ao longo da vida, aos filhos, netos e bisnetos, aos seus inúmeros amigos e, também, ao povo pernambucano que hoje se despede deste industrial, patrono das artes e que agora se incorpora à história de ícones pernambucanos.

Guardaremos com afeto todas as lembranças.

ALESSANDRA VIEIRA – DEPUTADA ESTADUAL E PRESIDENTE DO PSDB EM PERNAMBUCO 

Lamentamos profundamente a morte de Ricardo Brennand, um homem que fez muito pelo nosso estado como industrial e como criador do instituto que leva o seu nome, um dos mais importantes espaços culturais e turísticos de Pernambuco, com um acerco de mais de 60 mil itens reunidos por ele ao longo da vida. Neste momento de despedida, a nossa solidariedade à família e a seus inúmeros  amigos.

COMMENTS