Autoridades lamentam morte do empresário Ricardo Brennand

Saiba mais informações clicando no link

Autoridades enviaram nota ao Blog Ponto de Vista lamentando o falecimento do empresário Ricardo Brennand.

Brennand morreu, na madrugada de hoje (25/04), aos 92 anos, vítima do novo coronavírus, o empresário pernambucano Ricardo Brennand, um dos mais importantes do PIB nordestino. O fundador do instituto que leva seu nome estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Real Hospital Português, localizado na área central do Recife, há uma semana.

Confira notas:

 

PAULO CÂMARA – GOVERNADOR DE PERNAMBUCO

“O falecimento do empresário Ricardo Brennand deixa uma lacuna irreparável na história de Pernambuco. Não apenas pelo seu espírito empreendedor, sempre preocupado com o desenvolvimento econômico do nosso Estado, mas também no âmbito social e cultural. Apaixonado pelas artes, ele nos deixa como legado o instituto que leva seu nome, no bairro da Várzea. O Instituto Ricardo Brennand notabilizou-se internacionalmente e já recebeu mais de três milhões de visitantes desde sua fundação em 2002, promovendo intercâmbios e apoiando escolas públicas e privadas no estudo da história do nosso Estado e do Brasil. Neste momento de profundo pesar, quero externar minha solidariedade a sua esposa D. Graça, aos seus filhos e demais familiares e amigos.”

 

GERALDO JÚLIO – PREFEITO DO RECIFE

“Ricardo Brennand foi um empreendedor de grande sucesso, um colecionador incomparável e um ser humano admirável. Pessoa amável, atenciosa e muito querida. Fará muita falta. Tive o imenso prazer de conhecê-lo e estar com ele em várias oportunidades. A presença dele sempre era muito marcante e agradável a todos. Um homem de gestos largos com as pessoas e com a cidade. Minha solidariedade à família e aos amigos”.


ANDERSON FERREIRA – PREFEITO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES 

“É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ricardo Brennand na madrugada de hoje. Engenheiro e empresário de imensa notoriedade em nosso estado, Ricardo nos deixa um grande e importante legado nas áreas da cultura e economia. Nossos sentimentos à família, amigos e admiradores.”

FERNANDO BEZERRA COELHO (SENADOR), FERNANDO FILHO (DEPUTADO FEDERAL), ANTÔNIO COELHO (DEPUTADO ESTADUAL) e MIGUEL COELHO (PREFEITO DE PETROLINA)

”Passamos por um duro momento em que os acontecimentos pesarosos se avolumam a todo instante. Hoje, é mais um desses dias, quando já amanhecemos com um sentimento de profundo pesar pela partida de um grande brasileiro, Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário de sucesso e entusiasta das artes, Brennand deixa um legado incalculável em diversas frentes. Propiciou o desenvolvimento de nosso estado, gerando riqueza e empregos. Incentivou a cultura e a educação ao fundar um esplendoroso centro de artes no Recife, o Instituto Ricardo Brennand, patrimônio que atrai turistas de todos os cantos e leva o nome de Pernambuco além-fronteiras. Essas são apenas algumas das marcas deixadas na história de nossa terra por esse grande brasileiro. Nós familiares estamos enlutados, sabemos também que toda a sociedade pernambucana sente essa triste partida. Resta-nos o alento de lembrar que seu legado segue perene e motivo de orgulho ao povo nordestino. Descanse em paz, Ricardo Brennand.”

ARMANDO MONTEIRO NETO – EX- SENADOR DA REPÚBLICA

Ricardo Brennand foi uma figura extraordinária. Na dimensão empresarial gerou iniciativas pioneiras em diversos segmentos da atividade econômica, sempre muito bem-sucedidas.  Mas foi como notável empreendedor na área cultural que nos revelou toda sua dimensão humana e seu espírito comunitário. O instituto Ricardo Brennand, os valores e princípios transmitidos aos seus familiares irão, com certeza, perenizar a sua obra e o seu legado.


SÍLVIO COSTA FILHO (REPUBLICANOS) – DEPUTADO FEDERAL

“Foi com tristeza que recebi a notícia da morte de Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário, colecionador e fundador do Instituto Ricardo Brennand, ele era uma referência do Estado e do Brasil.

Pernambuco perde muito com o falecimento dele. O seu legado, com toda certeza, ficará no coração de todos nós. Nossa solidariedade à família e aos amigos que ele reuniu ao longo da vida.”

GUILHERME UCHÔA JÚNIOR – DEPUTADO ESTADUAL E SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DA ALEPE

Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento de Ricardo Brennand que muito contribuiu para o desenvolvimento da cultura e da indústria no nosso estado. Por causa da sua atuação nessas duas áreas era prestigiadíssimo dentro e fora do pais.
Minhas condolências sinceras aos seus familiares e amigos.

ANDRÉ FERREIRA (PSC) – DEPUTADO FEDERAL 

Com a morte de Ricardo Brennand, o nosso Estado perde uma das suas principais referências nos campos empresarial e cultural, que deixa um legado imensurável para o desenvolvimento de Pernambuco. Um exemplo é o seu instituto, que projetou-se para além do Brasil, colocando Recife roteiro obrigatório no mundo das artes. Que Deus conforte a família, nesse momento de dor.

 

FERNANDO MONTEIRO (PP) – DEPUTADO FEDERAL

“Distante da família, em função do momento em que vivemos, lamento demais o falecimento de meu tio-avô Ricardo Brennand. Nosso povo perde uma referência de empreendedorismo e, claro, de incentivo à arte e à cultura. Eu, perco um familiar querido. Tio Ricardo era esposo de minha tia-avó, Gracita, irmã de meu avô Múcio. Será sempre um orgulho termos, na família, o idealizador do Instituto que é patrimônio de todos os pernambucanos. Ele deixou seu belo legado para a família, para o Brasil e o mundo. Muito obrigado tio! Esteja em paz“

ALBERTO FEITOSA (PSC) – DEPUTADO ESTADUAL

“Recebemos nesta manhã a triste notícia do falecimento de Dr. Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário, um homem de visão, que no ramo industrial do cimento, aço, vidro e porcelana contribuiu grandiosamente com a economia pernambucana.

Um amante das artes que nos proporciounou um mergulho enriquecedor nesse mundo através do Instituto Ricardo Brennand. Uma grande perda para todos os brasileiros e pernambucanos, que assim como eu, o admiravam. Meus sentimentos à família. Fiquem com Deus.“


WANDERSON FLORÊNCIO (PSC) – DEPUTADO ESTADUAL
”Recebemos com imenso pesar a notícia do falecimento do empresário Ricardo Brennand. Pernambuco e o Brasil perdem uma personalidade de muito sucesso e prestígio. Apaixonado pela nossa terra e pelas artes, deixa como legado o Instituto Ricardo Brennand, uma verdadeira jóia na cidade do Recife. Meus profundos sentimentos e que Deus o receba e conforte sua família.“
GONZAGA PATRIOTA (PSB) – DEPUTADO FEDERAL
Pernambuco perde um grande colecionador e incentivador das artes. O empresário e engenheiro pernambucano Ricardo Brennanddeixa um grande legado histórico e cultural para as futuras gerações e será pra sempre imortalizado na memória e na história da arte brasileira por tudo que fez e hoje compõe um conjunto de valor imensurável para nosso estado e para o país. Neste dia de tristeza, que ele possa encontrar muita paz por tudo que deixou de legado para todos nós. Quero expressar meu profundo pesar a todos os seus familiares, amigos e admiradores neste momento de dor.
BRUNO ARAÚJO – PRESIDENTE NACIONAL DO PSDB

Nota de pesar
É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o engenheiro, industrial e colecionador pernambucano Ricardo Brennand.
Um brasileiro à frente de nosso tempo. Um homem apaixonado pela família e pela arte, grande nos gestos e nas obras.
Em vida se tornou uma especial referência. O Instituto Ricardo Brennand, um complexo arquitetônico e cultural único em Pernambuco, considerado um dos mais importantes museus da América do Sul, é um de seus legados de amor a seu estado.
Deixo aqui a minha solidariedade a Dona Gracita, sua companheira ao longo da vida, aos filhos, netos e bisnetos, aos seus inúmeros amigos e, também, ao povo pernambucano que hoje se despede deste industrial, patrono das artes e que agora se incorpora à história de ícones pernambucanos.

Guardaremos com afeto todas as lembranças.

ALESSANDRA VIEIRA – DEPUTADA ESTADUAL E PRESIDENTE DO PSDB EM PERNAMBUCO 

Lamentamos profundamente a morte de Ricardo Brennand, um homem que fez muito pelo nosso estado como industrial e como criador do instituto que leva o seu nome, um dos mais importantes espaços culturais e turísticos de Pernambuco, com um acerco de mais de 60 mil itens reunidos por ele ao longo da vida. Neste momento de despedida, a nossa solidariedade à família e a seus inúmeros  amigos.

COMENTÁRIOS