conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ENTREVISTA

BARREIROS – Prefeito Carlinhos da Pedreira faz balanço da gestão e fala sobre a eleição de 2024


Com uma bíblia em mãos, cercado por imagens religiosas, de colete, crachá de identificação, além de, claro, uma xícara de café. Assim nos recebeu na manhã desta segunda-feira (11), em seu gabinete de governo, o prefeito da cidade de Barreiros, localizada no litoral Sul de Pernambuco, para um bate-papo.

Carlinhos da Pedreira (PP) para os populares – mas oficialmente Carlos Arthur Soares de Avelar Júnior – fez um balanço, até o momento, de como está sendo sua gestão à frente da prefeitura. Carlinhos, que pretende disputar a reeleição nas eleições de 2024, conversou com o Blog Ponto de Vista sobre os principais pontos da atuação pública: saúde, educação e infraestrutura.

Confira abaixo a entrevista completa.

SAÚDE

“Na área da saúde, nós pegamos a Prefeitura em 2021 com três postos médicos e ampliamos para 14 postos, todos eles têm médico e tem unidade odontológica. Nós também temos um programa que fornece chapa (prótese dentária) para a população carente. Na saúde também temos o nosso hospital, que conseguimos um tomógrafo no início do meu mandato e nós fazemos ‘mais operação’ do que qualquer cidade, só perdemos para o município do Recife e o estado de Pernambuco. Vem gente de Petrolina e de todas as cidades para fazer, mas a prioridade é o povo de Barreiros. Compramos quatro ambulâncias, e está para vir mais duas.”

EDUCAÇÃO

“Pegamos todas as escoladas depredadas e estamos arrumando. Nós não conseguimos ajeitar tudo porque não temos dinheiro. Barreiros não tem dinheiro para tudo isso, dependemos do ICMS e do FPM então temos que fazer as coisas aos poucos. A gente não tá fazendo um filme que acaba no mesmo dia, nós estamos fazendo uma série e inclusive fomos convidados para ir lá para o Japão, em Tóquio, representar Barreiros, o Brasil e Pernambuco em uma conferência internacional de educação sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos) porque o EJA a gente faz é completamente diferente do que todas as prefeituras fazem.

Logo no início do ano implementamos um programa em Barreiros sobre a alimentação nas escolas. Na hora que o aluno chega na escola, ele já faz o primeiro lanche, com isso nós conseguimos alavancar muito o Ideb do nosso estudante. Nós pagamos o aumento dos profissionais da educação de forma integral e fico muito feliz de poder fazer isso, porque a educação é a base de uma sociedade. Sem educação, a pessoa não tem nada.

Vamos construir uma nova escola com 13 salas e de tempo integral, com quadra coberta. Compramos sete ônibus com recursos próprios e estamos melhorando a vida dos nossos estudantes.”

INFRAESTRUTURA

“Logo no início nós asfaltamos a Gorete e Itaperibu. Estamos calçando ruas que nunca tiveram calçamento, pessoas com mais de 40 anos que moram lá e nunca viram asfalto, como no Alto da Boa Esperança e agora estamos partindo para Maria Amália e Colina Douradas.

Como nós tivemos esse ano o inverno atípico, que choveu muito, nós tivemos problemas seríssimos no inverno, e graças ao nosso deputado federal Lula da Fonte ele vai mandar uma emenda para a gente calçar uma parte da zona rural, uma parte grande até a PE-100 e já está na programação.”

Na questão do turismo, uma das apostas da gestão é aumentar o número de frequentadores para a praia do Porto de Nassau.

“Já tem 4 milhões na conta da Caixa Econômica e já dá para fazer quase 30% da obra e depois vem mais recursos, porque para terminar precisamos de recursos. Todos os requisitos que ela pediu já estão em fase final de análise. Tivemos toda essa burocracia mas eu acredito que termina este ano para mandarmos a licitação e começar ainda esse ano ou em janeiro. A expectativa é que sejam instalados 15 hotéis, o que deve gerar emprego para mais de 5 mil pessoas. Barreiros vai ser uma cidade que vai faltar gente para trabalhar.”

CIDADE INTELIGENTE

“Estamos vendo todas essas câmeras, que vieram de Israel. Monitoramento in loco. Conseguimos identificar acusados em tempo real, de qualquer lugar do Brasil, e enviamos direto para a SDS, que liga para o policial mais perto para efetuar a prisão. É a terceira cidade do Brasil a ter essa autorização (para a guarda civil municipal andar armada). 

Segundo o gestor, os roubos, furtos e violência nas ruas diminuíram desde que o efetivo começou a andar munido de arma de fogo pelas ruas da cidade.

Os pontos de monitoramento das câmeras ficam no gabinete do prefeito, na polícia municipal, delegacia civil e batalhão da Polícia Militar.

PARCERIAS E ELEIÇÕES

“(Questionado se está otimista para a eleição) Otimista é sempre evitado, né? Quem vai entrar na política sempre tem que estar otimista, porque senão não nem entrava. (Os adversários) têm que mostrar o que querem fazer por Barreiros, já que não mostraram ainda.”

Sobre parcerias políticas com o deputado federal Lula da Fonte e o estadual Franz Hacker.

“Franz Hacker e Lula da Fonte têm ajudado muito Barreiros. Franz na área estadual e Lula da Fonte na área Federal. Vou me encontrar com Lula da Fonte em Brasília para conversamos.”

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.