BARREIROS – Prefeitura emite nota sobre caso suspeito de coronavírus no município

Saiba mais informações clicando no link


A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiros vem a público, diante de notícias veiculadas pela imprensa pernambucana, esclarecer:

Há 01 caso suspeito de COVID-19, (coronavírus), de munícipe residente em Barreiros, que realizou viagem recente para a Europa.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Barreiros no dia 13/03/2020 pela tarde e, imediatamente, o poder público municipal, através da atenção básica, se apropriou do caso, localizando a pessoa, realizando todas as orientações necessárias presentes em protocolos oficiais e segue monitorando o caso, inclusive os familiares.

Aguardaremos o resultado dos exames realizados para que possamos aplicar condutas orientadas.

Os profissionais da rede básica de saúde e do Hospital Municipal de Barreiros estão orientados através dos protocolos oficiais.

Em Pernambuco não há registro de transmissão comunitária, ou seja, todos os casos suspeitos e confirmados têm registros de viagens provenientes dos continentes epicentros da doença.

Importante registrar que fechar escolas, comércio, serviços, circulação de pessoas nas ruas trazem um conjunto de consequências sócio-econômicas de grande impacto e devem ser adotadas em estágio de transmissão comunitária e por recomendação técnica especializada.

Além de consequências sócio-econômicas, as medidas implantadas em momento inadequado não são eficazes para contenção da disseminação do vírus e ainda podem abalar a credibilidade das medidas sanitárias para o momento em que elas realmente sejam necessárias.

Por fim, a Prefeitura de Barreiros, através de sua Secretaria de Saúde, informa estar preparada para atravessar mais esse evento epidemiológico/sanitário.

COMENTÁRIOS