Briga com Bolsonaro fragiliza figura de Bivar

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Se já havia quem duvidasse da capacidade de Luciano Bivar em repetir a votação de 2018 em 2022, esta possibilidade foi sepultada com as recentes intrigas entre a cúpula do Partido Social Liberal e o núcleo duro da Presidência da República. Luciano Caldas Bivar é um empresário pernambucano, deputado federal entre 1999 e 2002, tendo concorrido sem êxito nas eleições de 2002 como suplente de senador na chapa de Carlos Wilson.

No pleito de 2006, Bivar foi candidato a Presidente da República, mas obteve o desempenho de apenas 0,06%. Em 2014, Bivar foi novamente candidato a deputado federal, mas obteve apenas 24.840 votos, ficando na primeira suplência do deputado Kaio Maniçoba(PHS) e assumindo em 2017 quando Kaio foi nomeado Secretário de Habitação de Pernambuco. Nas eleições de 2018, Bivar tentou ser o candidato único do candidato a presidente Jair Bolsonaro no estado, saltando de uma votação inexpressiva para robustos 117.943 votos válidos. Embora não tivesse o apoio de lideranças tradicionais, diversos apoiadores do presidenciável aderiram à campanha de Luciano Bivar devido à relação dele com Bolsonaro. Muitos, inclusive, apostavam que Luciano seria a voz do Planalto no estado, o que credenciaria sua figura para novas disputas eleitorais. Logo após a eleição e a posse em 2019, Bivar foi alçado ao cargo de Segundo Vice-Presidente da Câmara Federal, mas o prestígio durou pouco tempo. O processo de fritura se iniciou com investigações sobre o partido com relação às suspeitas de candidaturas laranja em 2018 e se agravou com o surgimento de rixas internas entre os deputados federais do partido e a equipe do presidente. Agora, Bolsonaro ja indicou o que antes era apenas especulação: sua saída do PSL e fundação de nova legenda. Somadas às declarações tempestuosas, há também a demissão ou substituição de aliados em cargos e posições de chefia do governo federal. O processo de fritura deve naturalmente levar os antigos apoiadores voluntários a debandar, além de interromper a campanha de filiação em massa que Bivar estava planejando para dar gordura à legenda. Por conseguinte, se quiser estar vivo no cenário político após um enfraquecimento tão drástico, Luciano Bivar deve correr para eleger prefeitos já em 2020, ou trabalhar para ser o nome de algum presidenciável que surja como novidade em 2022 em uma chapinha atrativa.

A todo vapor – Tarcisio (PSB), prefeito da cidade de Chã de Alegria, não quer nem saber da distância até as eleições de 2020. Desde já, vem imprimindo uma gestão de entregas à população da cidade e se consolidando como o principal nome para o próximo pleito na cidade. Diferente de muitos prefeitos, que pensam em ligar o acelerador apenas às vésperas do cenário eleitoral, Tarcisio sempre priorizou o trabalho desde os primeiros meses de mandato.

Pesquisa 1 – Esta semana, o Instituto Opine divulgou levantamento a respeito da avaliação do governo de Bruno Japhet(MDB) na cidade de Ferreiros. Apesar de ficar e segundo lugar nas intenções de voto, 60% dos moradores avaliam seu governo como bom ou ótimo. Esse é um importante indicador e pode servir como base na construção da estratégia a ser tomada nas eleições de 2020.

Pesquisa 2 – O Instituto Opine também divulgou resultados para uma consulta em Serra Talhada. Em um cenário de polarização entre o ex-prefeito Carlos Evandro e a candidata do governo, Márcia Conrado, Carlos leva a melhor com quase 60% das intenções de voto, ante 23,6% de Márcia. Quando o cenário é de fragmentação com os nomes de Carlos Evandro, Márcia Conrado, Victor Oliveira e Marcos Godoy, Carlos ainda está na dianteira com 44,8% das intenções de voto. Serra Talhada é um dos maiores colégios eleitorais fora da Região Metropolitana do Recife.

Pesquisa 3 – Em Camaragibe, na última rodada de levantamentos, o nome de Felipe Dantas tem crescido seguidamente. Surfando no vácuo político deixado pelos nomes tradicionais da cidade, Felipe Dantas tem se mostrado um candidato competitivo do ponto de vista dos pré-candidatos no município. Advogado pós-graduado pelo Tribunal de Contas, Tribunal Eleitoral e Fundação Getúlio Vargas, Felipe tende a ser uma das gratas surpresas de 2020.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS