Cabo de Santo Agostinho recebe  a 2ª edição da Caravana da Educação 2019

Cabo de Santo Agostinho recebe a 2ª edição da Caravana da Educação 2019

Governador visitou os três polos da ação – Esportivo, Cultural e Central, e reuniu diretores das 96 escolas da gerência regional para pactuação de metas

Governador visitou os três polos da ação – Esportivo, Cultural e Central, e reuniu diretores das 96 escolas da gerência regional para pactuação de metas

CABO DE SANTO AGOSTINHO – O desenvolvimento educacional da Região Metropolitana Sul foi a pauta principal de mais uma edição da Caravana da Educação e da reunião de Pactuação de Metas 2019, nesta quarta-feira (27.02), desta vez, no município do Cabo de Santo Agostinho. A segunda edição deste ano da ação foi comandada pelo governador Paulo Câmara, que acompanhou a reunião e conversou com estudantes nos Polos Cultural e Esportivo do circuito. A Caravana teve início na última quarta-feira (21), no Recife, com o objetivo de aproximar a escola da população, fortalecendo o protagonismo dos jovens da rede pública estadual.

“A gente hoje faz a Caravana da Educação na Região Metropolitana Sul, que é a maior regional nossa, com mais de 90 escolas, e tem a oportunidade de fazer esse balanço do ano de 2018 e pactuar as metas de 2019. Esse planejamento, esse olhar para o futuro, a execução de um plano de metas que visa melhorar a qualidade do ensino e garantir escolas atrativas e com professores motivados, é prioridade da gestão. Então, a gente hoje veio enfatizar nosso compromisso. Pernambuco tem se destacado por ter a melhor educação pública do Brasil justamente por causa de ações como essa”, afirmou o governador.

As ações da Caravana da Educação envolvem milhares de estudantes da rede pública estadual, e vai contemplar todas as Gerências Regionais de Educação do Estado. Entregue em julho de 2018, a Escola Técnica Estadual (ETE) Luiz Alves Lacerda centralizou, hoje, as atividades do Polo Cultural. Na programação, orquestra de frevo, coral de Libras, xaxado, shows de voz e violão, além da apresentação do Ballet Flor de Lis e recitais de poesias.

Simultaneamente, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Pastor José Florêncio Rodrigues, os estudantes participaram de atividades esportivas, incluindo ginástica rítmica, alongamento animado, futsal, vôlei sentado, dama, dominó e xadrez, além de jogos como barra-bandeira e queimado. A escola, que atualmente conta com cerca de 500 estudantes matriculados, também foi entregue em julho de 2018 pelo Governo do Estado.

“É uma ação muito importante do nosso trabalho, porque é o momento de animar nossa rede e trabalhar para a melhoria dos nossos resultados, das nossas metas. O Estado avançou muito nos últimos anos, mas ainda tem muito trabalho pela frente. Esse é o momento mais importante do ano, do nosso trabalho em todas as gerências regionais do Estado”, defendeu o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

PACTUAÇÃO DE METAS – Um dos ciclos mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes, a Pactuação de Metas reuniu, nesta quarta-feira, todos os gestores escolares da GRE Metropolitana Sul, que atende a 96 unidades de ensino da região. A reunião aconteceu em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para discutir as estratégias e prioridades deste ano e aprimorar metas que contribuam para os avanços da educação em Pernambuco.

Para a estudante Sara Maria de Barros, de 18 anos, a caravana é um momento importante de integração com outros alunos da rede para troca de experiências. Em 2018, Sara e mais três jovens da EREM Epitácio André Dias participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica. O grupo ficou entre os 20 primeiros na etapa regional da disputa. A expectativa da equipe para este ano é conquistar uma vaga na etapa nacional. “A caravana é uma oportunidade muito boa para que outras pessoas possam conhecer o projeto, porque pouca gente se interessa pela robótica por não conhecê-la”, frisou.

Samuel Silva, de 20 anos, também foi aluno da rede pública estadual e fez questão de participar da caravana para compartilhar suas experiências e conquistas. Com muita dedicação e esforço, o jovem cadeirante conquistou bolsa integral no Centro Universitário Brasileiro (Unibra), no Recife, para cursar Educação Física. “Pretendo atuar na área técnica do futebol. Como eu tinha um sonho de ser um jogador de futebol, agora quero representar e ajudar as crianças que têm o mesmo sonho que o meu”, declarou.

Acompanharam o governador durante a agenda no município os deputados estaduais Diogo Moraes, Clóvis Paiva e Antônio Fernando, além dos secretários executivos de Educação e Esportes, Maria Medeiros, Ana Selva, João Charamba, Severino Andrade, Ednaldo Moura e Diego Pérez; e da Casa Civil, José Maurício. O ex-deputado estadual Everaldo Cabral também esteve presente.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

COMENTÁRIOS