Câmara do Recife aprova fim do emaranhado de fios em zonas de preservação do patrimônio histórico-cultural

Projeto é de autoria do vereador Eriberto Rafael

A Câmara do Recife aprovou nessa terça-feira (10) um Projeto de Lei de autoria do vereador Eriberto Rafael que obriga empresas e concessionárias que operam com cabeamento elétrico e de telecomunicações a embutir de forma subterrânea os fios aéreos existentes em toda a extensão das Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (ZEPHs), como Bairro do Recife. O texto segue agora para sanção do prefeito João Campos.

“A gente vê com frequência no Recife um emaranhado de fios nos postes, que prejudicam o aspecto paisagístico e ainda coloca em risco os transeuntes. Então viemos com essa proposta de começar o embutimento com as Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural, que abrangem muitas áreas turísticas, como o Bairro do Recife. Vamos acompanhar os desdobramentos da proposta e avaliarmos a apresentação de um projeto abrangendo toda a cidade”, destaca o vereador Eriberto Rafael.

A matéria prevê um prazo máximo de 10 anos para a conclusão da substituição, sendo exigida a implantação de 10% a cada ano. Também há a previsão de priorizar o Bairro do Recife. Toda a despesa ficará por conta das empresas e concessionárias.

COMENTÁRIOS