Câmara do Recife debate retomada de eventos corporativos

Vereadores se reuniram com a secretaria municipal de Turismo, Cacau de Paula

Vereador Zé Neto confirma creche para Jardim São Paulo
Câmara aprova liberação de testes da covid-19 para servidores terceirizados da saúde
Câmara dá início a processo de revisão do plano diretor do Recife


A Comissão de Acompanhamento do Coronavírus da Câmara do Recife conversou, nesta quinta-feira (27), com a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, sobre demandas do setor do turismo, entre elas as condições para a retomada dos eventos corporativos, garantindo a segurança sanitária. Os vereadores Eriberto Rafael e Marco Aurélio Filho, presidente e vice-presidente da Comissão, respectivamente, entregaram um ofício que compila diversos pleitos ouvidos em reunião do grupo com representantes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens de Pernambuco (Abav-PE), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH/PE) e da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos de Pernambuco (Abrape).

“Nossa conversa foi no sentido de alinhar a expectativa do setor para a reabertura, com o planejamento da Secretaria de Turismo e as condições necessárias para que a retomada das atividades sejam feita de forma segura para os trabalhadores e clientes. Sabemos que o setor de eventos foi o primeiro a parar, muitos profissionais estão em situação crítica, mas também estamos vivendo um momento muito desafiador com o avanço do vírus”, destacou o vereador Eriberto Rafael.

Outras demandas foram aplicação das mesmas determinações do Plano de Convivência de bares e restaurantes para os estabelecimentos do turismo; auxílio financeiro para os profissionais do segmento; prorrogação e parcelamento do ISS, IPTU 2021 e do CIM para empresas do setor; criação de linhas de crédito com critérios menos rígidos para quem já está endividado; e realização de campanha publicitária na retomada das atividades informando que o setor está preparado para receber os turistas.

“A nossa discussão é pela equiparação dos eventos sociais aos bares e restaurantes, cumprindo à risca os mesmos protocolos sanitários, bem como a volta das apresentações musicais nestes locais. Além da relação afetiva que nosso mandato tem com o setor, temos o compromisso enquanto também representante do Conselho de Turismo do Recife e estou convicto que vamos avançar”, registrou o vereador Marco Aurélio Filho. 

Ainda integram a Comissão os vereadores Tadeu Calheiros, Hélio Guabiraba, Ivan Moraes, Luiz Eustáquio e Ana Lúcia.

SAÚDE – Também nesta quinta (27), a Comissão recebeu representantes dos odontólogos e dos profissionais de educação física. “Como profissionais de saúde que atuam diretamente no acompanhamento de milhares de pessoas, é de fundamental importância estabelecermos um canal direto de comunicação para ouvirmos os principais pleitos e necessidades dessas importantes categorias, principalmente nesta época de enfretamento à Covid”, ressaltou o vereador Tadeu Calheiros, que é médico e presidiu a reunião.

Os trabalhadores de educação física desejam a inclusão da categoria no Plano Municipal de Vacinação. Já os odontólogos defendem que o retorno das atividades ambulatoriais dos postos de saúde ocorra com a garantia da segurança e a convocação de mais profissionais para ocupar os cargos vagos.

COMMENTS