conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

RECIFE

Câmara Municipal presta homenagem aos 30 anos da da Escola Primeiro Passo e do Colégio Grande Passo

Samuel Salazar Câmara de Vereadores do Recife Escola Primeiro Passo e do Colégio Grande Passo
Em homenagem aos 30 anos de trajetória da Escola Primeiro Passo e do Colégio Grande Passo, a Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene nesta quinta-feira (7), por proposição do vereador Samuel Salazar (MDB). “Celebro com orgulho o aniversário dessas instituições, que se destacaram como verdadeiros ícones de inovação educacional na Zona Sul do Recife. Ao longo de três décadas, a escola e o colégio desempenharam um papel crucial na formação de jovens confiantes e preparados para os desafios do futuro. Desde sua fundação em 1993, foram pioneiros na prática do socioconstrutivismo, embasados nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky”, afirmou o parlamentar.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade, acompanhada na mesa de honra pelo vereador autor do requerimento, a diretora do colégio Solange Mota, a diretora Karolina Mota, o diretor Eduardo Costa, e a coordenadora pedagógica Viveka Baltar, funcionária da escola por 30 anos.

Samuel Salazar Câmara de Vereadores do Recife Escola Primeiro Passo e do Colégio Grande Passo

Samuel enfatizou em seu discurso de saudação: “Para a Escola Primeiro Passo e o Colégio Grande Passo, educar significa equipar cada aluno com as ferramentas essenciais para se tornar protagonista de sua própria história, abrangendo tanto as dimensões socioemocionais quanto cognitivas.

Ao longo dos anos, o Grupo Educacional Primeiro Passo, sob a liderança do vereador Samuel Salazar, expandiu suas atividades, incorporando o Ensino Fundamental I em 1995, seguido pelo Ensino Fundamental II e o Ensino Médio em 2000. Samuel destacou: “Quando falamos de educação inovadora, é impossível não mencionar o Grupo Educacional Primeiro Passo e Grande Passo, referências no uso do renomado sistema de ensino Bernoulli. Pioneiras na Zona Sul do Recife ao adotar esse sistema, reconhecido nacionalmente por sua inovação e eficácia.

Salazar ressaltou que essas instituições não são simplesmente escolas, mas centros de excelência que, por meio de metodologias modernas, cultivam “o hábito e o prazer em estudar, promovendo a valorização do compromisso individual com os resultados obtidos. Serem as únicas escolas da Zona Sul a contar com esse sistema educacional atualizado é motivo de grande orgulho para todos nós.

Samuel Salazar concluiu expressando a esperança de que “esta solenidade não apenas honre a história da Escola Primeiro Passo e do Colégio Grande Passo, mas também sirva como inspiração para o futuro, reforçando nosso compromisso conjunto com a educação de excelência e a formação de cidadãos conscientes e atuantes em nossa sociedade“. Em seguida, entregou uma placa e um ramalhete de flores a Solange Mota, representando as instituições

Um ex-aluno do Colégio Grande Passo, Antônio Victor Tavares, foi convidado para ocupar a tribuna e dar um depoimento sobre sua época de estudante naquela instituição. “Falar do colégio pra mim não é tarefa difícil, afinal foram quase 18 anos vividos intensamente nesta instituição como aluno. Do Ninho ao Terceiro Ano do Ensino Médio, foi ali onde cresci, me desenvolvi, tive meu caráter formado, criei laços e construí amizades para toda a vida”, disse.

A mãe dos alunos Gabriel e Davi, Kátia Ribeiro, também fez um discurso. “Muito além do ensino de qualidade, essa escola favoreceu aos nossos filhos: a Primeira Eucaristia, o teatro (na plateia e no palco); passeios turísticos pedagógicos, curso de cidadania e solidariedade; o mundo da leitura; esportes; campeonatos de xadrez; medalhas em olimpíadas de conhecimento; o programa de iniciação cientifica Júnior da Universidade Federal de Pernambuco; um dos primeiros lugares no SSA e, certamente, bons resultados no Enem”, abordou.

A diretora da Escola Primeiro Passo e Colégio Grande Passo, Solange Mota, ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Estamos aqui recebendo essa homenagem pelos 30 anos de dedicação à educação nessa missão tão honrosa, que encaramos com tanta seriedade, compromisso e competência, formando verdadeiros cidadãos para que possam intervir na sociedade, tornando-a mais justa e igualitária para todos. Desenvolvemos um trabalho encantador com esses alunos, um trabalho que não se limita só aos conteúdos acadêmicos orientados e exigidos pelo MEC e Secretaria de Educação, porque entendemos educação como um propósito muito mais amplo”, disse.

Solange Mota afirmou que a escola entende que o aluno precisa ser visto como um todo, no seu aspecto acadêmico, intelectual e biopsicossocial. “A Escola Primeiro e Grande Passo é, sobretudo, acolhedora, pois acreditamos que o acolhimento da criança e do adolescente faz toda diferença no desenvolvimento deste cidadão”. Ela também fez referência aos funcionários e disse que eles são peças fundamentais no dia a dia daquela instituição. A diretora falou ainda às famílias dos alunos e agradeceu a cada uma que acompanhou as instituições na trajetória dos 30 anos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.