conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ECONOMIA

Carnaval do Jaboatão movimentou mais de 800 mil pessoas e R$ 150 milhões

Foram cinco dias de celebração, alegria e participação massiva de foliões e turistas, com centenas de blocos, agremiações, artistas e grupos de maracatus se apresentando no maior carnaval já realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O evento foi marcado pela tranquilidade e pela presença de famílias inteiras, desde crianças até idosos, representando um verdadeiro resgate da cultura popular.

Nos sete polos espalhados pela cidade, sendo quatro fixos e três itinerantes, estima-se que mais de 350 mil pessoas tenham comparecido. Além disso, mais de 450 mil foliões se divertiram nos 283 blocos e agremiações que desfilaram por todos os bairros e regiões do Jaboatão, totalizando uma média de 800 mil participantes.

O prefeito Mano Medeiros esteve presente em todos os polos e em diversos blocos, ficando impressionado com o que viu. Ele destacou a organização, a tranquilidade e os elogios recebidos da população, artistas e carnavalescos. O prefeito agradeceu a todos os servidores e trabalhadores envolvidos, assim como aos parceiros, incluindo a Polícia Militar, pelo excelente trabalho de segurança que resultou na ausência de ocorrências graves. Ele parabenizou especialmente a população por aproveitar o carnaval em clima de alegria e harmonia.

Para animar essa grande festa, a Prefeitura do Jaboatão contratou mais de 290 artistas, sendo que 93% deles são do próprio município, priorizando o fortalecimento da cultura local.

Esses números impactaram positivamente diversos setores da economia. A ocupação hoteleira atingiu 95% dos leitos durante o período do carnaval, gerando cerca de 4.600 empregos diretos e movimentando mais de R$ 150 milhões na cidade.

A Prefeitura mobilizou mais de três mil trabalhadores, entre efetivos e contratados, para garantir a limpeza, segurança, saúde e infraestrutura durante os cinco dias de festa. Diariamente, 300 agentes de limpeza estavam ativos, recolhendo o lixo nos polos antes e depois dos eventos.

Foram recolhidas mais de 54 toneladas de resíduos, além de 26 mil quilos de materiais volumosos descartados pela população nos locais dos desfiles. Equipes de coleta seletiva também recolheram quase 400 quilos de materiais recicláveis, gerando renda para as cooperativas locais.

A Secretaria de Saúde prestou atendimento a 41 pessoas durante o evento, todas com ocorrências de baixa complexidade. O Procon Jaboatão manteve uma estrutura de atendimento 24 horas e registrou 1.527 atendimentos, além de conceder 533 alvarás de autorização sonora para os blocos.

A Secretaria de Assistência Social realizou um trabalho intensivo para fiscalizar casos de trabalho infantil e evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Mais de 17 mil foliões e 11 comerciantes foram abordados e orientados, resultando em 13 ocorrências registradas pelo Plantão dos Conselheiros Tutelares, a maioria relacionada a crianças perdidas.

O Centro Maristela Just funcionou em regime de plantão e realizou ações de sensibilização para mais de 10 mil pessoas sobre o combate à violência contra a mulher, registrando dois casos no período.

A Prefeitura disponibilizou um camarote acessível para 25 pessoas com deficiência e promoveu um trabalho de sensibilização para mais de 700 pessoas sobre a questão do capacitismo em relação às pessoas com deficiência.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.