
Foto: Hélia Scheppa/PCR
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, inaugurou a requalificação da Casa de Acolhida Aconchego, localizada no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Essa iniciativa visa aprimorar os serviços oferecidos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A Casa de Acolhida Aconchego é a primeira de um total de 12 casas de acolhimento institucional planejadas para atender a população em situação de vulnerabilidade. O investimento total nas reformas dessas 12 casas é de R$ 3,6 milhões, beneficiando cerca de 400 pessoas. A Casa de Acolhida Aconchego é gerenciada pela Prefeitura do Recife desde 2017.
A requalificação da Casa de Acolhida Aconchego, que atende a 20 crianças, proporciona melhorias estruturais significativas. As paredes foram revestidas com cerâmica para maior durabilidade, redução de umidade e melhor higiene. As janelas foram substituídas por modelos com proteção gradeada, e os armários destinados à guarda de pertences foram trocados por novos materiais. O piso externo foi substituído por lajotas antiderrapantes, garantindo durabilidade e segurança.
Além disso, foi criada uma área de lazer com uma pequena quadra de futebol, promovendo a interação em grupo e atividade física para os acolhidos. Essas melhorias visam proporcionar um ambiente mais adequado e acolhedor para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade.
“O nosso objetivo é investir na dignidade dessas pessoas acolhidas. Quem é atendido nesse espaço já tem um histórico de vulnerabilidade e de direitos violados, então precisamos fortalecer o equipamento para entregar um bom serviço e potencializar os resultados que queremos, que é o de que essas crianças e adolescentes se empoderem como sujeitos de direitos e, principalmente, dignos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna.
