Na manhã desta quinta-feira (25), a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, acompanhada do deputado estadual Romero Sales Filho e da vereadora Adilma Lacerda, participou de um evento oficial para a entrega de recursos destinados aos agricultores de assentamentos na zona rural do município. Um total de 103 famílias foi beneficiado com o valor de R$16 mil cada, totalizando um investimento de R$ 1.648.000,00. Esses recursos serão direcionados para impulsionar a agricultura familiar, possibilitando o cultivo de uma variedade de produtos.
A iniciativa resultou de uma colaboração entre o deputado Romero Sales Filho, a Prefeitura de Ipojuca, o Movimento de Libertação dos Sem Terra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“Vocês hoje agricultores estão vivendo um momento de realização. A gente sabe que é uma quantia significativa para vocês, que têm uma luta diária tão grande. Mas quero dizer a vocês que não ficará só nisso, porque estou aqui com vocês para lutar por todos os movimentos. Contem sempre comigo e vamos em busca de muito mais para os agricultores”, disse a prefeita Célia Sales durante o evento. Na sua fala, o deputado Romero Sales Filho destacou o empenho do município junto ao órgão federal para a liberação dos créditos.
“Realizamos essa articulação entre o Incra e a Prefeitura do Ipojuca para que fosse feito um Termo de Cooperação Técnica, colocando uma equipe à disposição para acelerar o cadastro com as documentações e, assim, os agricultores serem beneficiados com maior celeridade. Sabemos que é só o começo. A gente está empenhado em buscar cada vez mais recursos, sei que depois do Carnaval mais 100 famílias vão receber e também terão outros fomentos para residência e reforma, tudo isso articulado com a Prefeitura do Ipojuca junto ao meu gabinete na Assembleia Legislativa sempre à disposição”, afirmou o parlamentar.
Para a vereadora Adilma Lacerda, a luta dos agricultores não foi em vão. “Vocês, a partir de hoje, vão poder produzir mais, ganhar mais e vai ser bom para todos nós ipojucanos com mais produtos de qualidade à disposição para consumir”, destacou Adilma, lembrando também o empenho das associações de agricultores que tiveram participação no processo de conquista dos créditos.
“O que está acontecendo hoje aqui é muito importante. O Incra fornece esse crédito para as famílias assentadas da reforma agrária para que elas se desenvolvam e tenham melhor qualidade de vida. Ipojuca é uma das primeiras cidades que está assinando esse crédito, estamos dando o pontapé inicial aqui no estado para que as famílias sejam atendidas dentro dos créditos trazendo benefícios para as famílias assentadas. E a Prefeitura e o Incra terem esse relacionamento é de grande valia”, pontuou o representante da divisão de desenvolvimento do Incra, Lúcio Siqueira.
