Centro de Terapias Integradas em Saúde Mental do Paudalho oferece atendimento multiprofissional

Saiba mais informações clicando no link

Centro de Terapias Integradas em Saúde Mental do Paudalho oferece atendimento multiprofissional

No último mês foi realizada a campanha Janeiro Branco, dedicada aos cuidados com a saúde mental, e essa é uma preocupação constante da Prefeitura de Paudalho, na Mata Norte. Como exemplo disso, a Gestão Municipal inaugurou em 2022 o Centro de Terapias Integradas em Saúde Mental (CETISM), que fica situado no Complexo Hospitalar, no popularmente conhecido como Alto do Hospital.

O Serviço associado ao Sistema Único de Saúde (SUS) presta assistência a todas as faixas etárias e conta com uma inovação em termos de atendimento, com o uso das terapias integradas. Nele o paciente é acompanhado por múltiplos profissionais de diversas áreas que dialogam internamente para poder tratar todo o escopo de seu problema. O CETISM não apenas apresenta um ambulatório de saúde mental, mas um sistema multiprofissional com 15 médicos, que dialoga com a Rede de Saúde Municipal.

O paciente é encaminhado através da rede de atenção básica nas unidades básicas de saúde e não passa por um sistema de regulação, porém, pela demanda, há uma lista de espera. Pela necessidade, é dada prioridade a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tendo mais de 60 crianças sendo acompanhadas atualmente. O Centro oferece plantão psicológico, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, entre outros médicos. “Nós sabemos o quão importante é o cuidado com a saúde mental e por isso inauguramos esse centro. Nosso foco é disponibilizar um serviço humanizado, que atenda aos nossos usuários em suas necessidades com uma rede de profissionais capacitados”, destacou o prefeito Marcelo Gouveia.

O modelo transformador é um exemplo para os demais municípios. Na última semana, a Psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental de Paudalho, Riva Karla, realizou palestras em Camaragibe, no Grande Recife, para apresentar este modelo de Paudalho e relatar seu sucesso no tratamento da população. “Esse é um serviço muito avançado para o SUS. É algo que tende a ser modelo para outras cidades, porque organizamos um serviço que é essencial para a população. Além da questão organizadora, que está suprindo uma grande demanda de pacientes, não é possível nem valorar a importância do Centro, não conseguimos nem mensurar. O desafio para 2023 é ampliar o acesso, ampliar as terapias e os cuidados, e estamos trabalhando para isso.”, comentou a coordenadora.

COMENTÁRIOS